Pajé, comecei na academia e meu nutricionista me receitou Whey Protein, e disse que não precisa ser a isolada porque não tenho intolerância a lactose. Porém sempre li que é a melhor que existe por ser zero carboidratos, e meu amigo também não tem intolerância e seu nutricionista passou a isolada pra ele. Minha pergunta é: existe algum problema se eu quiser tomar mesmo sem ter intolerância? Outra coisa, posso confiar nas nacionais? Saudações, Guerreiro! Athos.

continua após a publicidade

Saudações Athos, eu concordo com seu nutricionista, porém não há problema algum se você quiser tomar a Whey Isolada. Acreditamos (eu e ele) que não existe tanta necessidade, pois uma boa Whey concentrada possui menos de 3g de carboidratos e menos ainda de lactose, o que é totalmente imperceptível pra quem não tem intolerância. Lógico que a Whey Isolada absorve mais rápido, em cerca de 25 minutos, contra 40 minutos da Concentrada, e isso só fará diferença se a pessoa é quase um atleta ou alguém que realmente necessita de uma absorção ainda mais imediata no período de Pós-Treino.

E por essa razão alguns nutricionistas já preferem começar a passar a Whey Isolada para qualquer pessoa mesmo não sendo intolerante, mas muitas vezes essas pessoas não conseguem consumir o produto por causa do custo, pois ela custa quase o dobro de uma Whey Concentrada, variando seu preço de 150 a 200 reais. Por isso, deve-se ponderar, pois quem precisa realmente da Isolada são aqueles que possuem intolerância ou problemas de absorção.

Como já falei lá no inicio das publicações, a maioria das pessoas pode começar a utilizar uma boa Whey Concentrada, exceto aqueles que possuem intolerância a lactose ou alergia a algum dos componentes do leite. Para estas pessoas o recomendado é uma Whey Protein Isolada, pois ela não possui absolutamente nada de lactose, tampouco de gorduras. É obtida através de um processo de filtração que utiliza mais de 2000 litros de resíduo de soro para obter 1kg do produto, enquanto a Whey Concentrada exige cerca de 220 litros desse soro que, como expliquei anteriormente é a parte do queijo que escorre e não tem muito valor nutricional se não for beneficiado por máquinas que separam totalmente as proteínas da lactose e da gordura, que são a parte mais abundante desse soro original.

continua após a publicidade

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soro de leite, porém aqui não existe o equipamento necessário nem investimentos para se beneficiar o soro, então temos que importar o soro beneficiado e acabamos pagando mais caro por isso, pois as fábricas de suplemento nacional na verdade não fabricam a Whey, apenas a misturam ao sabor depois de ter que comprar a matéria-prima importada. Então se você escolher uma boa marca nacional estará tomando uma boa matéria prima importada também.

As proteínas importadas são para aquelas pessoas que, além da matéria-prima, querem o melhor sabor, e isso realmente a nossa indústria nacional ainda não conseguiu realizar sem alterar negativamente a formulação dos produtos. Então uma boa marca nacional resolve o problema mas não agrega muito prazer ao sabor.

continua após a publicidade

Espero ter esclarecido um pouco mais as coisas para você, Athos, mas mantenha uma linha de contato e diálogo com seu nutricionista, exponha suas necessidades e expectativas. Para tudo existe uma lógica e é seu direito se informar sobre as possibilidades existentes. Os melhores trabalhos são frutos de parcerias bilaterais, onde o comprometimento e o auto-conhecimento do cliente são peças chave e fundamentais para o sucesso final.