Saudações, amigo leitor! Estamos finalizamos nosso papo sobre whey protein e, agora que você já sabe quase tudo sobre ela, só falta falarmos da forma correta de se utilizar. Caso você tenha perdido algum dia e não tenha acompanhado nosso papo desde o início, você pode ir ao Blog do Pajé no Paraná Online e ver todas as matérias completas.
Pois bem, você que acompanha a coluna do Pajé achou tudo isso interessante e foi a uma loja especializada comprar sua whey. Com certeza surpreendeu o vendedor ao já chegar lá sabendo exatamente a diferença entre elas e até qual era a correta para você iniciar seu trabalho. A recomendação geral para quem começa a utilizar a whey é bater um shake com um medidor ou a dose sugerida na embalagem imediatamente após os treinos.
Mas por que imediatamente? É simples, porque logo depois que o treino acaba existe a chamada “janela de absorção”, que dura cerca de 40 minutos. Nesse período fica bem mais fácil para o corpo absorver a proteína e levá-la para os músculos, acelerando o processo de recuperação e deixando a musculatura mais forte e mais preparada para o treino do dia seguinte. Lembre que falamos do tempo que cada tipo de whey protein leva para ser absorvida. Assim, dependendo de qual você escolheu, pode ser necessário você já levar para a academia a dose em uma coqueteleira (shakera).
Para ter melhores resultados nesse momento, bata sempre sua proteína com água, pois o tempo de absorção do leite é lento e isso atrapalharia a janela de absorção. Em outros momentos não tem problema algum tomar a proteína com leite, pois dependendo do objetivo e do horário, é até bom deixar a proteína mais tempo sendo absorvida. Na verdade, pra quem quer ganhar massa muscular, ter proteína sempre sendo absorvida é a chave do sucesso. Então, se o seu objetivo é ganhar massa muscular e não apenas ter uma boa recuperação, pode ser necessário tomar mais de uma dose ao dia, começando com duas e, conforme vá ficando mais forte e pesado, mais dosagens podem ser incluídas, pois é muito mais seguro para o organismo aumentar a ingestão de proteína utilizando a whey protein do que aumentando a carne vermelha, por exemplo, que por não ter um valor biológico tão alto quanto a whey acaba fazendo os rins trabalharem mais, por gerarem resíduos que não são gerados com a whey protein.
Dessa forma, além do shake após o treino, tome também um shake no café da manhã, mas com leite nessa hora, para fazer a absorção ser mais prolongada. Lembre-se que de nada adianta tomar whey protein e não ter uma boa alimentação. Você tem que caprichar nos alimentos integrais, ovos, frango, legumes, etc.
Amanhã falaremos sobre emagrecer utilizando a Whey.
Não perca, te espero!
André Pajé