Bom dia amigos, hoje falaremos um pouco sobre intolerância ao glúten, um problema que muitos carregam sem saber, e por conta disso sofrem com seus males semconhecer a causa. Atualmente muitas pessoas estão descobrindo que tem esse problema e dessa forma é interessante falarmos sobre isso neste espaço.
A doença celíaca pertence ao grupo das doenças chamadas autoimunes, em que o organismo ataca a si mesmo. A doença celíaca causa atrofias das vilosidades mucosas do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. É uma doença muito comum, que afeta cerca de 1% da população, embora seja pouco diagnosticada, já que na maioria dos portadores não apresenta sintomas ou só os tem em grau mínimo. É mais comum em mulheres (2:1) e se manifesta entre o primeiro e terceiro ano de vida, ocasião em que o glúten é introduzido na alimentação da criança, mas pode também surgir em qualquer idade, inclusive na vida adulta.
Quais são as causas da doença celíaca?
A doença celíaca é marcada por uma predisposição genética e é precipitada pela ingestão de alimentos que contenham glúten, proteína que se encontra naturalmente no trigo, cevada, centeio, aveia e malte. Os portadores dessa doença não podem ingerir alimentos como pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka e outros que contenham glúten. Apesar de ser chamada, às vezes, de alergia ao glúten, a doença celíaca não é uma doença alérgica.
Quais são os principais sinais e sintomas da doença celíaca?
Os principais sinais e sintomas são diarréia , perda de peso, deficiência de crescimento e de desenvolvimento das crianças, e fadiga. Embora seja uma doença intestinal, nem sempre os sintomas maiores se referem aos intestinos. No entanto, são comuns diarreia, dores e distensão abdominais (devido à fermentação de gases) e intolerância à lactose. Podem também haver sintomas relacionados à má absorção de ferro, ácido fólico, vitaminas B12 e vitaminas A, D, E e K.
Como o médico diagnostica a doença celíaca?
Diversos exames podem ser realizados para diagnosticar a doença celíaca. Uma sorologia que meça determinados anticorpos no sangue ajuda em muito no diagnóstico, embora não seja definitiva. Outros exames podem fornecer dados indiretos: dosagem dos níveis de eletrólitos, de enzimas hepáticas, de vitamina B12, de ácido fólico, etc., bem como exames da coagulação sanguínea. Recomenda-se ainda uma endoscopia para examinar o intestino delgado e, se for necessário, uma biópsia. A endoscopia com biópsia, em geral, fecha o diagnóstico.
Como o médico trata a doença celíaca?
O único tratamento efetivo da doença é uma dieta estritamente sem glúten, por toda a vida. As lesões intestinais começam a curar poucas semanas após o glúten ser removido da dieta. O início precoce da dieta proteje o paciente das possíveis complicações da doença e principalmente deve estar bem infomado sobre quais alimentos contém glúten, o que requer a ajuda de uma nutricionista.
Espero ter ajudado. Na dúvida, procure um médico. Grande Abraço!