Olá amigo leitor, é uma grandiosa satisfação ter você novamente aqui na coluna do Pajé. Hoje continuaremos a falar das mudanças que você pode fazer na sua alimentação para atingir mais rápido seus resultados, seja perder peso, diminuir seu colesterol, ou simplesmente se sentir mais jovem e com disposição para o dia a dia. Hoje falaremos sobre os alimentos que possuem origem animal, ou seja, as proteínas, que podem ser a carne do animal, ou o que ele produz, como leite, queijo, ovos, etc.
Ontem falamos que os carboidratos fornecem açúcar, que é a energia para o nosso corpo viver. As proteínas, por sua vez, formam e renovam todas as estruturas e tecidos do corpo, ou seja, não somente os músculos, mas também a pele, ossos, cabelos, unhas e cartilagens.
Atualmente é muito difícil obter proteínas de qualidade, por causa do empobrecimento nutricional. A carne do frango caipira era mais forte, assim como o leite e os ovos de antigamente. A falta de proteínas no organismo deteriora e compromete a massa muscular, facilitando o acúmulo de gordura, e isso é comum ao vermos pessoas que enfrentam dietas. Elas dizem ter emagrecido, mas reclamam que continuam flácidas e com “sobra de pele”. Esta sobra na realidade não existe. É gordura mesmo! O peso perdido, provavelmente, foi de músculos. Isso se chama Catabolismo Muscular.
Para evitar o catabolismo muscular temos algumas dicas:
– Use mais peixe na alimentação. Além de ter menos gorduras e possuir proteínas de melhor qualidade, também tem ômega 3, que protege contra doenças cardiovasculares e até ajuda a emagrecer.
– Coma mais claras de ovos. Possuem proteínas e zero gordura. As gemas possuem mais gordura saturada e colesterol.
– Queijo Branco tipo minas e ricota são também ótimas fontes de proteínas e possuem bem menos gordura que os queijos amarelos.
Fazendo isso, você não precisa deixar de comer a carne vermelha, mas pode reduzir a quantidade durante a semana. Aí, quando você saborear aquele apetitoso churrasco no final de semana, ela ficará ainda mais apetitosa.
Se você conseguir melhorar a qualidade das proteínas da sua alimentação, automaticamente estará reduzindo a quantidade de gordura ingerida, de calorias e deixando seu corpo muito mais saudável e diminuindo o colesterol. Além de ficar mais magro e com uma massa muscular mais rígida e tonificada.
Amanhã sairemos um pouco da nutrição e vamos falar de atividade física. Não abandone essa meta. Estamos quase na metade de nossa jornada. Não se esqueça de praticar as mudanças propostas em cada mandamento. Anote e deixe em um lugar visível se for necessário. Se você me acompanhar nesta jornada, garanto que será muito recompensado no final.
Um grande abraço
André Pajé