Vá de bike – parte 3

Bom dia, amigo. Se você tem acompanhado esta coluna, já sabe que estamos falando sobre todas as vantagens para a saúde de se utilizar menos o automóvel e mais a bicicleta como meio de transporte. Lembrando sempre que toda a sequência das publicações fica disponível no meu blog no Paraná Online. É bem fácil de achar na parte de Esportes, ou coloque o endereço direto dessa forma: pron.com.br/s/pajé. E realmente não precisa colocar os “www” na frente, se por acaso você pensou nisso.

Ontem apresentamos os tipos de bicicleta disponíveis pra comprar e os equipamentos necessários. Hoje falaremos sobre a questão mais importante, que é saber como proceder com a bicicleta nas ruas com o trânsito intenso, como é a realidade de toda grande capital, e nossa Curitiba não escapa disso. É só dar um pulinho em São Paulo pra ver como as coisas poderiam ser bem piores. Enfim, existe uma organização chamada de Escola de Bicicleta (www.escoladebicicleta.com.br) que trabalha justamente na habilitação de novos ciclistas. Abaixo você confere alguns dos principais pontos que eles ensinam em relação a como se portar no trânsito e outras dicas importantes. Vamos lá:

Postura no Trânsito:

Mantenha a distância de mais ou menos um metro do meio fio, pedalando em linha reta. Não é aconselhável pedalar acuado por medo da proximidade de outros veículos, desta forma você mesmo está se excluindo da sua parcela do espaço público. Tendo postura no trânsito, os condutores de outros veículos lhe respeitarão.

Fique atento à sinalização:

Os ciclistas devem sempre andar bem sinalizados, para que os outros modais possam vê-lo no trânsito. Sinalizações luminosas são as mais eficientes. O ideal é que tenha sinalização luminosa na parte de trás e na parte dianteira da bicicleta. A sinalização dianteira serve tanto como farol como sinalização. Assemelha-se a uma lanterna, porém, a maioria tem a função de piscar e geralmente é fixada no guidão. A traseira geralmente é da cor vermelha, tem as funções de piscar e manter-se estática, geralmente fixada no canote do selim. Tão importante como ser visto, é ver também! Para este fim, existem espelhos retrovisores para bicicletas; são dispostos na extremidade esquerda do guidão.

Atenção especial para:

Os cruzamentos – É onde a maioria dos acidentes envolvendo ciclistas ocorre. Sempre que se aproximar de um, diminua a velocidade e procure efetuar contato visual com os condutores.

Os carros estacionados – Alguns condutores têm o costume de abrir a porta de seus veículos sem se certificar se algum ciclista está se aproximando.

Os pedestres – Eles têm a preferência sempre. Sempre que se aproximar de um, reduza a velocidade e procure manter uma distância segura dele.

Espero que essas informações possam ser úteis. Aguardo sua participação para sugerir outros temas interessantes. Me escreva! Até amanhã.