Treinar para ficar definido

André, gosto muito de seus textos, e também sigo o seu perfil nas redes sociais. Vejo que sempre está em ótima forma. Se não houver problemas, gostaria de saber que tipo de treino você faz para manter seu corpo definido? Sei que não devo copiar o treino de outra pessoa, mas se houver alguma lógica ou explicação gostaria de entender. Grande abraço, Jayson.

Olá Jayson. Bem, pra mim a melhor atividade para definir é a musculação aliada aos exercícios aeróbicos. A musculação faço de segunda a sexta, e de 3 a 4 vezes por semana depois da musculação um pouco de exercício aeróbico.

Faço um treino de musculação de aproximadamente 40-50 minutos, que prioriza repetições mais altas e tempos mínimos de descanso, entre 30 segundos a 1 minuto. Dessa forma treino mais grupos em menos tempo e ainda por cima trabalho sempre com os batimentos cardíacos mais elevados. É uma forma de musculação que prioriza o trabalho cardiovascular e acaba queimando muito mais calorias e gorduras do que a musculação convencional.

Depois da Musculação vou para a esteira elétrica, bike, ou elipticon e faço mais 25-30 minutos de atividade a uma intensidade de aproximadamente 75% da minha Frequência Cardíaca Máxima, para calcular isso faça: 220 – (SUA IDADE) X 75%. Por exemplo, tenho 33 anos: Então 220 – 33 = 187. Logo, 187 é minha Frequência Cardíaca Máxima, ou seja, o quanto eu posso acelerar meu coração com segurança. Agora que tenho minha FCM, preciso achar o meu limiar aeróbico de queima de gordura, (zona ideal em que a gordura é queimada mais efetivamente), que é de aproximadamente 75% da minha FCM. Então 187 X 75% = 140 BPM (Batimentos por minuto).

Concluindo, 140 batimentos por minuto é o quanto eu devo me manter durante o exercício aeróbico para que eu maximize a minha perda de gordura. Você pode fazer esse cálculo para ter uma base também, pois quando você fica abaixo desse valor está gastando calorias, mas ainda não está queimando gorduras tão efetivamente. Quando você está acima desse valor, pode até gastar um pouco mais de calorias, mas como já ultrapassou a faixa de queima de gordura você estará queimando mais músculos, o que não é desejável.

Um relógio com frequencímetro (mede os batimentos cardíacos) ajuda a deixar esse trabalho mais fácil. Você pode programar sua idade e a faixa que quer trabalhar. Além de ele mostrar os batimentos, ainda dá um alerta sonoro quando você está acima, ou abaixo, da zona ideal de treinamento programada.

Espero que essas informações possam ser úteis. Quanto mais autoconhecimento você tiver, mais fácil será de entender e suportar todos os processos simultâneos que fazem com que uma pessoa tenha resultados ou não. Converse com seu professor ou personal para montar uma programação completa e individualizada. E não esqueça que a alimentação correta faz mais da metade do trabalho.

Grande abraço!