Saudações amigos. Vivemos atualmente uma epidemia mundial de deficiência de vitamina D (calciferol). Pesquisadores no mundo todo estudam os benefícios dessa vitamina para a saúde e alertam para as consequências de sua falta no organismo. Pesquisas brasileiras mostram que mesmo em países tropicais como o Brasil, a hipovitaminose D é prevalente.
A principal causa disso é falta da luz solar, pois uma das principais funções do sol no nosso organismo é sintetizar a vitamina D, que fixa o cálcio nos ossos, evitando doenças relacionadas a deficiência de cálcio, como falaremos logo adiante. Além disso, a exposição ao Sol melhora não só o aspecto físico como o psíquico das pessoas.
Quem não gosta de acordar, abrir a janela e ver o sol brilhando no céu? Já começamos o dia com mais disposição e alegria. Você sabia que a maior incidência de depressão está nas populações de países com invernos muito rigorosos e com dias mais curtos? Os psicólogos chamam de depressão sazonal ou invernal. A falta de luz solar altera os ritmos cerebrais causando essa depressão em algumas pessoas.
E as quais as consequências dessa deficiência para o organismo? Nas crianças: O raquitismo, que é uma doença comum na infância e é caracterizada por uma deposição insuficiente cálcio nos ossos, deixando os ossos fracos. nos adultos: A deficiência de vitamina D pode resultar em osteomalácia, osteoporose e contribuir para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer (mama, cólon, próstata, pâncreas), depressão, infecções, problemas respiratórios, entre outros.
Portanto, sempre que possível, tome sol pelo menos 15 minutos por dia, 4 vezes na semana, nos horários que o sol não se encontra tão forte. Procure realizar tarefas diárias, como ler a Tribuna, por exemplo, sentado ao sol. O contato com a natureza também é um fator imprescindível para aqueles que procuram manter o corpo e a mente sã. Sabe-se que crianças com pouco ou nenhum contato com a natureza apresentam menor desenvolvimento intelectual, podendo desenvolver transtornos de atenção e até mesmo depressão.
Deixe um pouco de ir ao shopping, desligue a televisão, e faça um programa diferente, como caminhar num parque, fazer uma trilha, subir um morro, passar o dia na praia e perceba o quanto sua energia será revigorada. Somos parte desse planeta, dessa natureza e para estarmos 100% equilibrados manter-se em contato com ela é fundamental. Atividades ao ar livre relaxam a mente e o corpo, o contato com animais também pode ser eficaz para combater a depressão, a ansiedade e o estresse.
Então amigo leitor, o que peço hoje é que saia da toca, explore o mundo natural por conta própria, tome sol, abrace uma árvore, mexa na terra, pode suas plantas, brinque com um animal, role na grama, sinta-se cada vez mais livre e parte desse todo que chamamos de Mãe Natureza.
Confie em mim, garanto que essa é uma das chaves para resgatarmos nossa verdadeira essência, além de uma vida mais saudável e feliz, pois nosso equilíbrio orgânico está intimamente ligado ao meio que sempre vivemos, desde a época de nossos antepassados, e ciência cada vez mais comprova isso.
Grande abraço!