Todo mundo deveria saber

André, sempre ouço falar de “carboidratos, proteínas, etc”, mas você poderia me explicar de uma maneira simples, pois não consigo entender a diferença entre eles e também quais são os melhores pra saúde. Obrigada, Carmem.

Olá Carmem, parabéns pelo seu interesse. Acredito que esses conceitos básicos de nutrição tinham que ser ensinados na escola, pois aprendemos tantas outras coisas sem sentido prático nenhum, e o mais importante parece grego para a maioria das pessoas.

Pois bem, começaremos com os carboidratos. O que é importante você saber sobre eles é que, primeiramente, nunca são de origem animal. Todos vem da terra, seja em forma de frutas, ou em forma de grãos, que viram farinha pra fazer massas e é aí que mora o problema. O carboidrato é o nutriente que fornece energia para a nossa máquina, exatamente como a gasolina para o carro, e essa gasolina para nosso corpo é o açúcar que nossas células consomem junto com o oxigênio. Esse açúcar é chamado de glicose.

A quantidade desse açúcar no sangue é chamada de glicose sanguínea. Os alimentos que a natureza nos forneceu deixam a glicose regulada e estável, mas tudo que é feito de farinhas brancas e açúcar branco aumenta muito a quantidade de açúcar no sangue, elevando muito a glicose sanguínea. Se essa alta quantidade de açúcar ficar constantemente sendo ingerida, o corpo para de produzir a insulina e a pessoa pode ficar diabética, uma doença fácil de controlar mas perigosa quando não se entende sobre ela.

Quando você come um pão branco, a glicose sobe tão rápido que imediatamente vem a insulina e carrega o açúcar do sangue diretamente para a gordura, deixando a pessoa com fome novamente, além de mais gorda, é lógico, o que não acontece  com os carboidratos integrais. Opções excelentes de carboidratos integrais são também o macarrão integral, lentilha, batata doce, grão de bico, aipim, entre outros. Mas e o que fazer com a fome de doces? Você deve saber que nosso paladar é alterado pela indústria,  tanto para o doce quanto para o salgado. Você não acha uma maça tão doce assim porque está presente dentro de você a memória recente de um doce artificial como o chocolate.

Pois bem, agora falaremos sobre as proteínas, que são os alimentos que possuem origem animal.Podem ser a carne do animal ou o que ele produz, como leite, queijo, ovos etc. Se os carboidratos são a gasolina que faz rodar o motor, as proteínas são as peças que formam e renovam o motor. Então,  se os  carboidratos fornecem açúcar, que é a energia  para nosso corpo viver, as proteínas por sua vez formam todas as estruturas e tecidos do corpo, ou seja,  não somente os músculos, mas também a pele, ossos, cabelos,  unhas e  cartilagens.

A falta de proteínas no organismo deteriora e compromete a massa muscular facilitando o acúmulo de gordura, e isto acontece de maneira que as pessoas não sentem diferença alguma em seu peso corporal, pois está havendo uma troca de músculos por gordura. Isso se chama Catabolismo Muscular.

Para evitar o catabolismo muscular use mais peixe, além de ter menos gorduras, tem proteínas de melhor qualidade. Também coma mais claras de ovos, são ricas em proteína e zero gordura. Já as gemas possuem mais gordura saturada e colesterol. Optar por queijo branco tipo Minas e ricota também é interessante, pois são ótimas fontes de proteína e possuem bem menos gordura que os queijos amarelos.