Tem que ter fibra

Olá Pajé! Esses dias você explicou de forma simples o que eram carboidratos e proteínas, e pela primeira vez entendi do que se tratava. Porém você não falou nada sobre as fibras. Poderia também falar sobre elas? Obrigado é parabéns pela forma didática e simples que escreve, Rômulo.

Grande Rômulo, obrigado mesmo pelo incentivo. Na minha atividade profissional tenho contato com os melhores médicos, treinadores, nutricionistas, etc, então tudo o que sempre tive curiosidade perguntei, e me coloco no lugar das pessoas mais simples ou de mais idade que não acessam tanto a internet tampouco tem “facebook”, e que ficaram à margem das redes sociais, onde esse tipo de informação sobre saúde preventiva e qualidade de vida circulam sem parar. Portanto, tudo o que falo aqui não é fruto de opinião pessoal, mas de muita pesquisa, constatações e informações de profissionais de confiança e gabarito.

Bem, no ano passado falei um pouco sobre elas, mas é um assunto que sempre vale a pena, dado a sua importância, vamos lá: As Fibras são partes de grãos, vegetais e frutas que não são digeridas pelo nosso corpo. Elas passam quase que intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, com os movimentos intestinais. São necessárias para auxiliar todas as outras substâncias alimentares a moverem-se através do sistema digestivo de maneira adequada.

Sem fibra suficiente, o processo digestivo pode ficar lento e a constipação (intestino preso) pode ocorrer. E se existe algo que realmente incomoda e deixa a pessoa mal humorada é a tal prisão de ventre. Com ela vem os gases que causam aquela sensação de barriga estufada, dores abdominais e o indivíduo se torna o “enfezado” (aquele cheio de fezes), daí a expressão.

Além disso, as fibras ajudam e muito na diminuição do colesterol e na saúde do intestino, pois não deixam que o corpo acumule gorduras nos vasos sanguíneos, funcionando como “esponjas” de gordura. Auxiliam também na diminuição do açúcar no sangue, ou seja, na redução da glicemia nos indivíduos que possuem diabetes e previne pessoas saudáveis a adquirirem essa doença. E pra você que esta buscando a boa forma e quer secar, perder aquela gordurinha localizada, saiba que as fibras diminuem o apetite por doces e guloseimas, pois tornam a digestão mais lenta o que automaticamente se reflete numa sensação de saciedade.

E onde podemos encontrá-las? Nos alimentos de origem vegetal e principalmente nos cereais integrais, como aveia, linhaça, sementes, cascas de frutas, folhas e talos. Já alimentos de origem animal como carne, leite e derivados não possuem fibras. Como estão presentes em alimentos com carboidratos, podem ser ótimas opções para refeições antes de se praticar alguma atividade física. Uma sugestão seria, por exemplo, banana amassada com aveia que é rica em fibras ou pão integral com grãos, a granola também pode ser muito usada, mas lembre-se que sempre com o mínimo de açúcar possível. Outra coisa muito importante de se lembrar é de que os cereais perdem até 95% das suas fibras durante o processo de refinação, por isso de preferencia aos alimentos mais integrais, ok?

Espero ter ajudado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna