Olá, estamos aqui hoje para finalizar nossa série de colunas sobre a terceira idade. Durante os últimos dias, abordamos juntos vários aspectos relacionados à qualidade de vida e exercícios físicos para idosos.
Encerraremos este assunto falando um pouco dos suplementos nutricionais mais utilizados pelas pessoas de mais idade. São eles:
Multivitamínicos: Nem todas as pessoas conseguem ter acesso às comidas orgânicas e uma grande variedade de vegetais e legumes. Por conta disso grande parte da população sofre de carências nutricionais e deficiência de vitaminas e minerais, principalmente os idosos, cujo organismo se deteriora a um ritmo bem mais acelerado além de ficar mais suscetível a gripes, resfriados e outros tipos de males devido a baixa imunidade. Os suplementos Multivitamínicos servem para suprir essa carência.
Whey Protein: Já falamos bastante sobre ela aqui nesta coluna, e tem bastante conteúdo no meu blog no Paraná Online também. Ela ajuda a suprir a carência das proteínas, que são as peças construtoras dos ossos, músculos, pele, etc. A falta de proteína faz a pessoa perder muita massa muscular, e esse processo na velhice ocorre de forma muito acelerada. A Whey Protein tem sido usada com muito sucesso para os idosos, pois é melhor absorvida e tolerada pelo sistema digestivo que já não funciona de forma tão eficaz quanto antes.
Fish Oil (Óleo de Peixe): O óleo de peixe é rico em Omega 3, que previne e ajuda a tratar as doenças cardiovasculares. Seu consumo ajuda a diminuir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. Também é muito utilizado na prevenção e tratamento do mal de Alzheimer.
Cálcio & Vitamina D: Com o passar dos anos, o corpo não consegue sintetizar e absorver o cálcio da mesma forma que antes, dessa forma os ossos vão ficando enfraquecidos e aparece a osteoporose. Também por conta da má alimentação isso ocorre, e todo esse processo está ligado à falta da vitamina D, principalmente a D3 que, junto com a luz solar, ajuda o corpo a fixar o cálcio e a fortalecer os ossos. Por isso, suplementos de cálcio e vitamina D3 são indicados juntamente com exposições ao sol nos horários próprios para ajudar a prevenir e tratar a Osteoporose.
Glucosamina & Condroitina: Derivados da cartilagem de tubarão, esse suplemento ajuda muito a diminuir os problemas de artrite, artrose e dores nas articulações. Sua vantagem é que ajuda a restaurar as cartilagens sem ser um remédio analgésico ou antiinflamatório, pois sua origem é natural.
Observe que todos esses suplementos que citei acima não são proibidos, tampouco fazem mal à saúde, mas isso não quer dizer que deve-se começar a tomar por conta. É muito importante ter o acompanhamento de um profissional da saúde, como um nutricionista ou um médico, principalmente quando o assunto são os idosos.
Amanhã tem mais, me escreva!