Suplementação: diferenças entre os tipos de Whey Protein

Saudações amigos. A Whey Protein (proteína do soro do leite), é o suplemento cada vez mais prescrito e utilizado nos dias de hoje. Porém ainda existe muita confusão a respeito das diferenças existentes entre os 3 tipos: Concentrada, Isolada ou Hidrolisada. E é sobre essas diferenças que falaremos hoje.

A Whey Protein concentrada é a mais acessível, e também mais utilizada pela maioria das pessoas, pois pode chegar a uma concentração alta de proteínas (cerca de 80%), com uma pequena quantidade de lactose (açúcar do leite) e gorduras.

Porém algumas pessoas possuem intolerância à lactose, e também são diabéticas, e devido a isso precisam de uma proteína que seja totalmente livre desses componentes. Então a opção passa a ser a Whey Protein Isolada, que consegue eliminar totalmente a quantidade desses açúcares e da gordura.

Mas uma pequena quantidade de pessoas possuem algum tipo de problema gástrico, ou alergia a algum componente mais específico do leite, e dessa forma passam mal até mesmo com a Whey Isolada. Nestes casos a única bem tolerada e absorvida é a Whey Protein Hidrolisada.

Essa proteína além de zerar a lactose e as gorduras (da mesma forma que a Isolada), as suas proteínas são quebradas em pedaços muito menores, chamados peptídeos, que são facilmente e rapidamente absorvidos, mesmo que a pessoa possua problemas gástricos, alergias, ou até mesmo seja operada ou não possua alguma parte do sistema digestivo. E além disso possuem absorção ultra-rápida.

Por estes motivos, existem médicos e nutricionistas que recomendam somente esse tipo de proteína, seja qual for o perfil e objetivo da pessoa, pois são extremamente exigentes em relação a qualidade dos produtos. O único problema é o custo, pois são as mais caras entre as proteínas.

Para uma pessoa alérgica, ou operada essa proteína realmente é a única que pode gerar os benefícios, por sua facilidade e rapidez de absorção. Porém, quem não possui nenhum tipo de alergia ou intolerância, não precisa necessariamente ingerir uma Whey Protein Hidrolisada, tampouco uma Isolada, a não ser que esteja buscando por mais rapidez de absorção, ou seja um atleta profissional. Uma concentrada faz a mesma função, que é ajudar a corrigir o déficit de proteínas da dieta.

Mas há no mercado uma opção interessante, para quem não quer tomar uma proteína um pouco melhor que uma Concentrada, porém não tão cara quanto a Hidrolisada.

A opção se chama Whey Protein 3W, ou Triple Whey e significa que, em um só produto, são adicionadas os 3 tipos de Whey: a Concentrada, a Isolada e a Hidrolisada. Esse produto é uma boa opção porque aumenta a concentração de proteínas, e diminui muito a lactose quando comparado com apenas a Concentrada. Porém não chega a zerar como as outras duas outras, mas a quantidade fica muito baixa. Espero ter ajudado a esclarecer um pouco.