Suco de beterraba: verdade ou ajuda psicológica?

Salve André. Um amigo falou que toma um suco de beterraba que aprendeu a fazer na sua coluna do jornal, e isso lhe que deu mais disposição para ele fazer exercícios. Gosto muito de seus textos e sei que sua psicologia é muito forte, e por isso você é o Pajé. Porém agora brincadeiras à parte acho que esse meu amigo deve apenas estar se sentindo mais saudável, visto que na beterraba temos vitaminas etc, mas desconheço algo nela que possa ser usada pra exercícios com algum outro fim. Existe alguma explicação? Abraços, Andrey.

Grande Andrey, obrigado pelos elogios mas quem me dera ter um psicológico tão forte assim, sou um buscador e talvez por isso as pessoas se identifiquem com isso. Costumo lembrar sempre que o Pajé dá uma certa visão e orientação, porém ele não é o cacique.

Bem, brincadeiras à parte, agora vamos para a parte séria que é a sua pergunta, muito boa por sinal.

Com toda a certeza meu amigo essa indução psicológica a uma coisa que teria um poder a mais, é muito utilizada e chama-se efeito placebo. Todas as mães fazem isso. Dar uma água com açúcar para a criança dizendo ser um remedinho, ou já sair da consulta do médico se sentindo melhor sem nem ter comprado os remédios ainda, enfim são alguns exemplos da vida real onde isso acontece também.

No meio esportivo e da estética  então isso ocorre muito mais. Cogumelo para ajudar no desempenho sexual, erva que seca a barriga, ou sejam estamos cercados disso na maioria do tempo.

Logicamente qualquer coisa que seja boa para a saúde gerará efeitos positivos, porém no caso da beterraba existe sim um efeito que chamamos de egogênico, ou seja que beneficia sim o organismo na situação de exercícios de alguma forma.

Em um estudo feito com ciclistas na Universidade de Exeter, na Inglaterra, concluiu que o consumo da bebida pode aumentar em 16% a distância percorrida pelos atletas. Para chegar a esses resultados, os cientistas fizeram com que cicilistas bebessem meio litro de suco de beterraba antes do treino, durante seis dias. Ao final desse período, os atletas estavam percorrendo distâncias 16% maiores e produzindo mais energia a cada pedalada quando comparados aqueles que não ingeriram a bebida.

A beterraba, além de todas suas vitaminas e componentes, também é rica em nitrato.

O nitrato presente em alguns alimentos, em contato com o organismo, transforma-se em óxido nítrico. Este processo melhora a absorção de nutrientes do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo e mantém a utilização do oxigênio mais eficiente.

E além de tudo isso é um suplemento natural que pode ser comprado em qualquer lugar. Para ter acesso a receita, procure no meu blog no Paraná Online, onde você acha também receita com outras frutas e suplementos. Grande Abraço!