Sua saúde como prioridade – parte 2

Saudações! Já falamos aqui da importância de fazer um check-up preventivo, principalmente a partir dos 35 anos, antes ou durante todo o processo de querer entrar em forma, para que tudo ocorra da maneira mais saudável e eficiente possível. O médico solicitará exames de rotina, e para ficar ainda mais completo você deve também ir ao cardiologista fazer os testes de esforço, para saber como anda sua saúde e capacidade cardíaca. Isso é muito importante mesmo, porque esses profissionais vão lhe falar se você pode ou não se exercitar de forma vigorosa sem medo. E, se por acaso há algo de errado com você, será detectado nos exames, e você será encaminhado ao tratamento correto, ou será orientado a saber em quais condições especiais deve se exercitar para prevenir ou tratar alguma doença.

Isso se chama saúde preventiva, e os profissionais que são especializados nisso praticam a medicina preventiva, a nutrição preventiva, atividade física preventiva e recuperativa, e por aí vai.

Continuando: você saiu do médico liberado, tanto para fazer exercícios quanto para começar a mudar os hábitos alimentares. E agora, qual o próximo passo? É procurar um nutricionista. Se as pessoas tivessem o hábito de visitar os nutricionistas e seguir suas orientações, não teriam tantos problemas de saúde e insatisfação com sua aparência.

O nutricionista vai elaborar um cardápio especifico pra você, respeitando suas preferências, limitações, e ao mesmo tempo corrigir o que está faltando na sua alimentação e ajudar a diminuir o está lhe prejudicando. É muito comum os nutricionistas atenderem a casais, pois muitas vezes o que acontece é que um dos parceiros precisa emagrecer e o outro não, e isso gera conflito. É normal também os nutricionistas cuidarem da família inteira, pois muitas crianças estão ficando obesas. Existe hoje em dia até mesmo o serviço de Personal Diet, que é quando a nutricionista não somente monta um cardápio, mas também elabora lista de compras e receitas, para deixar a dieta da família inteira saborosa e saudável ao mesmo tempo. É comum os clientes desse tipo de serviço receberem de surpresa seus nutricionistas na porta de casa para conferir como anda a mesa, os hábitos e até mesmo fazer uma blitz nos armários e geladeiras para identificar possíveis ‘contrabandos‘ não legalizados e permitidos no cardápio.

Hoje em dia os planos de saúde cobrem consultas com nutricionistas, mas quem quer um profissional mais especializado talvez tenha que optar por uma consulta particular. Mas vale muito a pena o investimento, eu garanto!

Amanhã tem mais, grande abraço.