Sua saúde como prioridade (I)

Muito bom dia! Temos falado aqui, e também no Paraná Online, sobre temas ligados à saúde e qualidade de vida. Não trazemos nada absolutamente novo, apenas reafirmamos o que os melhores profissionais têm propagado e escrevemos aqui de forma simplificada para você ficar mais informado e consciente. As pessoas começam a se atentar para questões em relação a si próprias que até então nunca tinham pensado, como comer mais frequentemente, tomar mais água, ou entender que o exercício regular não é uma escolha, mas uma obrigação e uma necessidade frente às mudanças do mundo moderno.

Esse é exatamente o meu propósito aqui nesse espaço: gerar a faísca inicial que faça a pessoa começar a ver tudo isso não de fora pra dentro, mas de dentro pra fora. A pessoa desperta e começa a sentir-se melhor em conseguir vencer pequenas metas de cada vez, e a transformar essa alegria na vontade de estabelecer uma meta seguinte. Nessa jornada a pessoa descobre que, se usar a inteligência, pode sem sofrimento ter um dia a dia mais saudável, e isso se reflete numa aparência melhor também.

Então, nesse processo muitas novas dúvidas começam a aparecer, e como existe um bombardeio diário de informações na internet e em todos os meios de comunicação, corre-se o risco de perder o rumo e fazer algo que não é adequado para a saúde, ou que não funcione para o objetivo desejado.

Aqui tentamos dar as dicas mais gerais que são benéficas para todos, mas cada organismo tem uma necessidade diferente, e é por isso que a melhor forma de prosseguir adiante quando o assunto é melhorar a saúde e a qualidade de vida, é procurar orientação profissional especializada.

No Brasil temos o péssimo hábito de procurar médicos e serviços de saúde apenas quando já estamos doentes, e ninguém por aqui pensa muito em saúde preventiva, ou seja, ir acompanhando e cuidando da saúde de forma a nunca precisar se preocupar com um susto inesperado.

Então meu amigo leitor, este é meu recado de hoje: mesmo que não esteja doente, procure um clinico geral que solicite os exames de rotina para ver seu colesterol bom e ruim, glicemia, parte renal, etc. Apresente o resultado ao médico que vai lhe dar um diagnóstico de sua atual situação, se existe algo a mais para se preocupar, se você esta liberado para fazer os exercícios. Mais completo ainda seria fazer o check-up no cardiologista com teste de esforço, principalmente se é alguém que já passou dos 35 anos. Fazendo isso você estará totalmente ciente e seguro de como está e o que deve fazer. Após fazer isso, o próximo profissional que irá cuidar de você é um nutricionista, mas amanhã falaremos sobre isso, não perca!

Grande abraço.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna