Saudações amigos. Ter dor no joelho em algum momento da vida é normal, principalmente quando forçamos demais em alguma atividade física ou do dia a dia. Mas quando a dor que aparece não é devido a prática de algum esporte?

continua após a publicidade

Nesse caso isso pode indicar algum outro problema, que inicialmente também tem a ver com forçar demais em alguma atividade do dia a dia. Mesmo que a pessoa não pratique academia muitos trabalhos exigem muito da estrutura física da pessoa, que carregam muito peso ou ficam muito tempo abaixados, como diaristas, mecânicos, jardineiros etc.

É importante ressaltar que para uma pessoa sedentária, o simples fato de subir uma escada pode desencadear dores nos joelhos. E tem ainda uma questão muito importante: se a pessoa está com sobrepeso, são os joelhos os que começam a sofrer imediatamente, antes do metabolismo como um todo, que posteriormente também irá, de forma cumulativa, a ter problemas relacionados a colesterol, diabetes, hipertensão etc.

Mas, como disse agora, o sobrepeso vai afetar os joelhos de forma imediata porque é sabido que a cada quilo extra ganho o joelho sofre um impacto de 6 kilos a mais. É isso mesmo, então imaginem 10, 20 kilos a mais.

continua após a publicidade

A primeira manifestação da dor no joelho é chamada de condromalacia patelar, que costuma atingir 8 vezes mais mulheres do que homens, devido à anatomia feminina, ou seja, quadris mais largos e joelhos valgos (voltados para dentro). Estima-se que a condromalacia corresponde a 20% das queixas de dor nos joelhos nos consultórios médicos. A doença causa inflamação e amolecimento da cartilagem dos joelhos. Dor, joelhos que rangem e estalam estão entre os principais sintomas da condromalacia.

Também o uso do salto alto agrava muito o problema por deslocar o centro de gravidade para frente, talvez por esse motivo também essas dores atingem mais as mulheres. O salto de mais de 4 cm já é considerado prejudicial por alguns especialistas.

continua após a publicidade

Aproveitando esse gancho, recentemente Xuxa teve que se afastar do trabalho por conta de um problema nos pés decorrente em grande parte pelo uso de salto alto. Ela foi diagnosticada com Sasamoidite, que é uma inflamação no osso abaixo do dedão, que dá sustentação para a pisada e força o dedão pra baixo forçando a panturrilha pra elevar o corpo pra cima, mas também fica constantemente sendo forçado quando o mulher usa muito salto alto.

No caso de Xuxa foram os pés que não aguentaram, isso porque ela é atleta e tem musculatura forte nas pernas, o que protege os joelhos. Caso contrário poderia ser que o salto pudesse ter gerado dores no joelho também, principalmente se ela fosse alguns quilinhos mais pesada. Em pessoas com mais de 50 anos, uma das principais causas de dores nos joelhos é a osteoartrite. Já falamos sobre ela nesta coluna.

Entre atletas, são as lesões ocasionadas por traumas que lesam os ligamentos, um dos mais comuns é o trauma direto na articulação, como ocorre no futebol ou esqui, forçando o joelho em uma posição anormal que resulta na lesão de um ou mais ligamentos. Todavia, podem ocorrer lesões sem contato, como por exemplo movimentos torcionais com o pé fixo no chão durante um drible, aterrisagem de salto ou parada brusca, movimentos comuns em futebol, basquete e vôlei.

Agora que você já está mais informado, cuide bastante de seu joelho, evite os traumas e posições lesivas, e pense a respeito de consultar um médico caso você sinta dores frequentes.