Saudações amigos, já que muitos escrevem pedindo, hoje vamos falar de barriga tanquinho, ou seja, como ter um abdômen definido.
Primeiro, não existe algum suplemento milagroso ou outra forma a não ser começar a equilibrar vários fatores de dieta e treino. Vou dar uma breve explicação geral sobre esse tema.
Definir o abdômen requer muita disciplina, todos nós já sabemos isso. O primeiro passo é procurar fazer uma dieta equilibrada e é importante lembrar que dietas prontas, essas publicadas em revistas, não são personalizadas e sim generalizadas, ou seja, você deve lembrar que uma pessoa é diferente da outra e que as dietas não são receitas de bolo, que valem para todo mundo. Para isso, procure um nutricionista, pode ser uma opção para que seja elaborada uma dieta de acordo com a sua composição corporal e seu metabolismo.
A reeducação alimentar já é um bom caminho. Procure sempre optar por alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes, cereais integrais que possuem maior fibras, trocar o pão branco pelo pão integral, o leite integral pelo leite desnatado, o açúcar pelo adoçante. Fazer pequenas refeições a cada 3 horas ajuda a manter o metabolismo acelerado e ajuda a mantê-lo saciado para que na próxima refeição não tenha muita fome e, assim, conseguir moderar nas porções. Exclua da dieta aqueles alimentos que, apesar de ser uma tentação, são proibidos para quem quer um abdômen sarado: açúcar refinado (de alto índice glicêmico), suco e refrigerante com açúcar, bolo, fast-food, salgadinhos e bebidas alcoólicas são exemplos de alimentos que estragam qualquer barriga.
Exercícios aeróbios são ótimos aliados para queimar calorias. Procure alguma atividade como esteira, bicicleta, caminhadas mais intensas. Para melhorar ainda mais, acrescente treinos de musculação mais metabólicos (circuitos com mais repetição, menos carga e tempo de descanso entre as séries reduzidos).
Os abdominais são importantes para fortalecer a musculatura abdominal e melhorar o tônus para que juntamente com o trabalho de queima a queima de gordura apareça o abdômen definido. Trabalhe a zona abdominal com exercícios específicos. Não é preciso trabalhar esses músculos todos os dias, mesmo porque eles precisam de descanso. É importante lembrar que ao praticar exercícios para outras partes do corpo você também está trabalhando, mesmo que indiretamente, o abdômen. Por isso sempre mantenha-o sempre contraído durante as atividades físicas.
Outra dica, é sentar-se com as costa retas, mantendo o abdômen contraído durante todo o dia, pois dessa forma manterá as vísceras contidas evitando aquele aspecto de abdômen protuso, estufado para frente. Além disso, mantê-lo contraído melhorará também a sua postura.
Para aqueles que reclamam que acordam com a barriga “chapada”, mas que ao longo do dia, depois que faz as refeições percebe que a barriga começa a “Inchar”, é bem provável que tenha algum problema de digestão e devido a isso ocorre uma produção excessiva de gases, que levam ao inchaço do abdômen. Pode ser algum tipo de intolerância a lactose ou glúten, por exemplo. Para detectar esse tipo de problema observe se ao diminuir esses alimentos como o leite ou derivados sua barriga diminui. Hoje em dia 80% da população têm intolerância a lactose de leve a severa, e nem sabe disso. Mas para se obter um diagnóstico correto existem exames específicos que podem ser realizados.
Exercícios de contenção abdominal também são interessantes para fortalecer essa musculatura, através da contração isométrica e exercícios de respiração, como os que são praticados na ioga, que consiste em “chupar” toda a barriga e tentar colar cada vez mais para trás enquanto se respira. No YouTube, procure por “stomach vacuum abs” para ter idéia do que se trata. Converse sempre com seu professor da academia.
Grande abraço.