André, tenho 38 anos, sou sedentário e como mal. Esses dias me senti meio tonto, acho que por fraqueza ou falta de exercícios. Quero mudar de vida, me matricular numa academia e começar a comer melhor, o que você sugere? por onde começo? Abraços, Flávio.
Grande Flávio, no Brasil temos o péssimo hábito de procurar médicos e serviços de saúde apenas quando já estamos doentes, e ninguém por aqui pensa muito em saúde preventiva, ou seja, ir acompanhando e cuidando da saúde de forma a nunca precisar se preocupar com um susto inesperado.
Então meu conselho para você ou para qualquer um em situação parecida é esse: procure um clínico geral que solicite os exames de rotina para ver seu colesterol bom e ruim, glicemia, parte renal, tiróide, etc, e relate para ele essa tontura e outros sintomas que você possa ter sentido. Apresente os resultados ao médico, que vai lhe dar um diagnóstico de sua atual situação, se existe algo a mais para se preocupar, se você está liberado para fazer os exercícios, etc. Mais completo ainda seria fazer o check up no cardiologista com teste de esforço, principalmente se é alguém que já passou dos 35 anos (como você).
Continuando, você saiu do médico liberado tanto para fazer exercícios quanto para começar a mudar os hábitos alimentares, mas e agora? Procure uma boa academia com bons profissionais para lhe acompanhar, você passará por uma avaliação física inicial para saber quais exercícios e em qual intensidade você deve fazer, entregue seu atestado médico ao avaliador e repasse alguma informação importante que o médico tenha observado.
O próximo passo é procurar um nutricionista. O nutricionista vai elaborar um cardápio especifico para você, respeitando suas preferências, limitações, e ao mesmo tempo corrigir o que está faltando na sua alimentação, bem como ajudar a diminuir o está lhe prejudicando. É muito comum os nutricionistas atenderem os casais, pois muitas vezes o que acontece é que um dos parceiros precisa emagrecer e o outro não e isso gera conflito.
É normal também os nutricionistas cuidarem da família inteira, pois muitas crianças estão ficando obesas, então existe hoje em dia até mesmo o serviço de Personal Diet, que é quando a nutricionista não somente monta um cardápio, mas também elabora lista de compras e receitas, para deixar a dieta da família inteira saborosa e saudável ao mesmo tempo. É comum os clientes desse tipo de serviço receberem de surpresa seus nutricionistas na porta de casa para conferir como anda a mesa, os hábitos e até mesmo fazer uma blitz nos armários e geladeiras para identificar possíveis ‘contrabandos‘ não legalizados e permitidos no cardápio.
Hoje em dia os planos de saúde cobrem consultas com nutricionistas, mas quem quer um profissional mais especializado talvez tenha que optar por uma consulta particular, mas vale muito a pena o investimento, eu garanto!
Espero ter ajudado. Grande abraço.