Quero me tornar um fisiculturista

O que tomar? Quais profissionais buscar? De que forma treinar?

Essas e muitas outras perguntas são feitas todos os dias pelos aspirantes a atletas de Fisiculturismo. E elas têm sim suas respostas. Porém, existe uma pergunta que deve vir antes: Será que a pessoa nasceu para o esporte mesmo?

Sim, todos querem ficar bem, fortes e definidos. Mas todos também querem aproveitar os prazeres da modernidade e as comodidades da vida. E não há nada de errado nisso. Mas para conseguir ficar com um corpo de atleta, o indivíduo deve incorporar o espírito do esporte, ou seja, do Fisiculturismo.

É muito difícil explicar o que significa isso, mas é mais ou menos assim: é uma espécie de sofrimento auto-imposto, (dietas rígidas, treinos árduos, corpo sempre dolorido) que no final nos gera a glória. Mas que glória é essa?

A glória que vem da metamorfose do nosso ser fraco, guloso e preguiçoso, em um ser forte, disciplinado e destemido. E essa transformação ocorre (ou não) a todo momento, quando escolhemos um alimento mais saudável no lugar de um mais “gostoso”. Quando trocamos nossa zona de conforto por maneiras mais árduas de treinamento e também quando temos prazer em não beber, vemos apenas os outros se estragarem e não temos vontade nenhuma de fazer isso, porque estamos com a mente 100% focada no que estamos fazendo.

Quem tenta entrar nisso só por questão de auto-afirmação, provavelmente nunca ficará bom de verdade, e se ficar ainda que por um tempo, ainda não terá entendido o porque fez tudo isso. Pois ainda vive em conflito e sofre pra comer as comidas da dieta, tem preguiça pra treinar e sente falta dos outros prazeres, como balada e bebida. O próprio esporte é um filtro e todas essas dificuldades vão peneirando e afastando aqueles que não tem esse amor no sangue, esse amor por puxar ferro.

Antes quem se tornava atleta de musculação era por amor mesmo, porque até preconceito existia. Hoje as coisas estão mudando e ser atleta de Fisiculturismo se tornou até mesmo questão de status. Mas porque? Porque é muito bonito? Talvez não, mas é porque é muito difícil. Envolve sacrifício e superação. É o tipo de coisa que o dinheiro não compra, pois você pode até ter o melhor acompanhamento médico e nutricional, o melhor treinador, mas se não fizer por merecer não sairá do lugar.

Na verdade até parece simples: 1) Comer bastante e só coisas saudáveis. 2) Treinar todos os dias igual um cavalo e por fim 3) Descansar corretamente. E aí que está a questão, pois nenhuma dessas coisas todo esse aparato de profissionais poderão fazer por você. Eles apenas podem lhe entregar o mapa completo, com todas as coordenadas.

Porém quem percorrerá a viajem é você, ou melhor, suas pernas, seus braços e sua mente, que deve 100% focada e voltada para isso.

Se você achou tudo isso familiar, esse é o seu esporte. Logo falaremos mais disso.