O verão está aí e as pessoas vem procurando as mais variadas maneiras de modificar o corpo, buscando principalmente o emagrecimento. Muitas recorrem a plásticas, lipoaspiração e tratamentos estéticos. Outras procuram os emagrecedores, os termogênicos e produtos do tipo que não vão funcionar sem uma boa dieta. E outras, ainda, sem consultar um nutricionista, fazem os regimes das revistas ou elaboram por si mesmas suas dietas cada vez mais malucas. O que vejo com frequência são as que acham que vão emagrecer comendo pouco e fazendo 3 refeições por dia, como café da manhã, almoço e jantar. Muitas diminuem ainda mais o número de refeições diárias e vão para as academias sem estar devidamente alimentadas. E o resultado disso? Acabam passando mal durante os exercícios, muitas vezes chegando a desmaiar.

continua após a publicidade

Saiba que comer de 3 em 3 horas ajuda a acelerar o metabolismo, mantendo a maquinaria do corpo sempre ligada, gastando mais e mais calorias. Uma boa dieta está relacionada aos tipos de alimentos que serão ingeridos nessas refeições, e obviamente a quantidade de acordo com seu biotipo. Ficar muito tempo sem comer deixa o corpo mais lento e mais propenso a acumular mais gordura, sabia?

Cortar totalmente os carboidratos também anda sendo a ‘ultima moda‘ por aí, o que não é recomendado por nenhum profissional sério, pois além de promover o catabolismo (diminuir sua massa muscular e não a massa gorda) pode ser extremamente perigoso para a saúde. Essas dietas, assim tão restritivas, podem acarretar em um quadro chamado hipoglicemia.

A Hipoglicemia ocorre quando há uma redução dos níveis do carboidrato glicose (açúcar) no sangue. Como a glicose é a principal fonte de energia do organismo, a ocorrência de hipoglicemia produz sinais e sintomas, como tontura, fraqueza, suores, tremores, desmaios e outros, que só desaparecem se seu nível sanguíneo for corrigido. A hipoglicemia pode ser um efeito colateral que ocorre devido ao tratamento do diabetes, e nesses casos é comum acontecer até que seja encontrada a dosagem correta do medicamento utilizado para diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Por isso se você não faz dieta restritiva e sofre com a hipoglicemia, procure um médico para solicitar exames específicos e descartar de diabetes antes de começar a fazer qualquer tipo de dieta.

continua após a publicidade

Para aqueles que ficam muito tempo sem comer, além dos sintomas que citei acima, outros poderão aparecer como mau hálito, irritação, insônia, enxaqueca, ansiedade, cansaço e deficiências nutricionais que poderão prejudicar importantes órgãos do seu corpo.

Esses são resultados que você terá se a ingestão de nutrientes for de forma desequilibrada e abaixo das suas necessidades, e não o emagrecimento saudável que é o que todos deveriam buscar.

continua após a publicidade

Por isso aja de forma consciente consigo mesmo, com o seu corpo que é sua morada, pois de nada adianta uma casca linda por fora e doente por dentro. Pense nisso!

Até amanhã.