Saudações amigos. Nos emails que recebo muitos leitores reclamam que estão acima do peso e não entendem por que não conseguem emagrecer.
A questão é bem simples: a maioria das pessoas não consegue emagrecer porque ingere mais calorias do que consegue gastar. É bem fácil entender o porquê isso acontece, basta olhar as pessoas se movimentando cada vez menos e comendo cada vez mais comidas gordurosas e calóricas todos os dias.
Hoje existe o controle remoto, o vidro elétrico, as escadas rolantes, ou seja, tudo é bem mais fácil do que era no tempo de nossos avós: tratar a criação, lidar com a terra, passar o dia inteiro realizando trabalhos braçais. Agora também temos a tecnologia e ninguém precisa mais trabalhar fazendo muita força, só que o resultado disso é que deixamos de gastar muita energia e essa energia vai se acumulando e virando barriga, e depois se espalhando para o corpo inteiro.
Então, além de nos movimentarmos menos, atualmente comemos mais e de forma totalmente errada. Logo, fica fácil entender que sobra muita energia e acabamos engordando. Essa é a famosa “balança calórica” e é nessa matemática que mora a resposta da pergunta: “Por que será que eu não emagreço?”.
Nosso corpo funciona como uma máquina e é muito importante que você entenda isso. A cada final de dia, seu corpo vai fechar a “contabilidade diária” de quantas calorias você comeu e quantas você gastou. Se está sobrando, o corpo vai armazenando na forma de gordura. Se está gastando mais do que come, o corpo começa a usar a gordura como fonte de energia e você emagrece.
Concluindo, o grande segredo é inverter essa balança, fazendo ela pesar e inclinar pro lado do gasto, ou seja, dar um jeito de gastar mais calorias do que se come. Suplementos e tratamentos existem para ajudar quem já leva bem a sério sua reeducação alimentar e já faz exercícios regularmente, caso contrário seria muito fácil emagrecer e qualquer um pagando bem conseguiria. Mas sabemos que não é assim porque a obesidade atinge tanto ricos quanto pobres. Basta vermos a batalha do jogador Ronaldo para emagrecer, mesmo tendo tanto dinheiro e todo um passado como atleta.
Agora que já sabe como isso funciona, cabe a você mesmo tomar as rédeas da situação e não ficar se lamentando e questionando o porque não emagrece. Primeira coisa: Saia do sedentarismo. Não importa se você já trabalha como mecânico ou dona de casa. Para fazer bem o exercício tem que ter seu tempo exclusivo para isso, mantendo uma intensidade correta, sem picos e sem paradas, então o que você já faz não conta. Isso te desgasta e ter um tempo seu exclusivamente para os exercícios lhe regenera.
Você pode começar com 30 minutos, três vezes na semana de uma caminhada um pouco mais rápida, depois você vai aumentado o tempo, a intensidade e quantidade de vezes por semana. Grande Abraço