Saudações amigo leitor. Freqüentemente falamos aqui neste espaço sobre emagrecimento, e sobre perda de peso. Mas hoje falaremos sobre a situação inversa, ou seja, quando o objetivo é ganhar peso. Para isso basta uma boa alimentação, mas existem pessoas que não conseguem isso, ou numa quantidade calórica diária que as faça ganhar peso.
Nestes casos, essas pessoas podem se beneficiar utilizando um suplemento que antigamente era chamado de hipercalórico, mas hoje em dia recebeu o nome de Compensador Calórico, ou Alimento em Pó para a Substituição Parcial dos Alimentos.
Antigamente, como o próprio nome já dizia, (hipercalórico) a única preocupação era adicionar calorias extra para a dieta, e nem tanto com a qualidade dessas calorias, então a pessoa ganhava peso, mas muito peso em gordura. E de nada adianta ganhar peso em gordura, pois a gordura é um peso morto.
Então dessa forma é errado dizer “preciso engordar”, mas sim “preciso ganhar massa magra ou massa muscular”. Por conta disso, o melhor tipo de suplemento para esse fim é aquele que leva uma quantidade maior de proteínas em sua composição, dessa forma o peso ganho é muito mais em músculos e muito pouco em gordura.
Existem compensadores no mercado contendo de 15 a 60 gramas de proteína por dose, você pode começar com um de 30 gramas pra cima. Uma dica interessante é observar o rótulo. O número da frente representa a quantidade de proteínas na dose, e eles tem o nome bem parecidos conforme as marcas que existem: Massa, Gainers, Mass, etc. Então aquele número grande que vem no rótulo não representa a quantidade de calorias mas sim da proteína contida na dose sugerida. Por exemplo “Mass 15.000” refere-se a um produto que fornece 15g de proteína por dose, ou “Gainers 32.000” significa que tem 32g por dose e assim respectivamente.
Em relação a quantidade e horários que deve-se tomar, é necessário saber que, qualquer intervenção para aumento de peso geralmente não funciona com menos de 1000 calorias ao dia. Assim, como cada dose deste produto fornece cerca de 500 kcal, são necessária 2 doses diárias para que o suplemento gere algum efeito. Para eles funcionarem deve-se reforçar ainda mais a alimentação normal, com ingredientes de qualidade. O suplemento serve para os horários que a pessoa não consegue realmente comer, como profissionais que ficam o dia inteiro na rua, como motoboys, ou que tem uma rotina que não os permite parar para mastigar algo sólido, como bancários ou operadores de caixa. Neste caso a conveniência do suplemento permite apenas precisar de uma garrafa com água e o pó para se constituir uma refeição parcial.
Mas mesmo assim só se ganha peso em músculos se a quantidade calórica estiver regulada de forma bem exata, calculando tudo o que você faz e come durante o dia, para que não faltem calorias, e para isso é fundamental procurar um nutricionista, vale a pena eu garanto!
Grande abraço.