Pra quem treina pesado

Muitas pessoas desistem da academia por não obter resultados em ganho de força ou massa magra, e isso ocorre porque não entendem como funciona o treino e por que precisam modificar a alimentação, e principalmente comer mais proteínas.

O exercício com pesos promove microlesões e microrrupturas nas fibras musculares, e essas fibras podem simplesmente se recuperar, ou podem voltar maiores e mais fortes. Isto depende diretamente da quantidade de proteína de alto valor biológico que a pessoa ingere, que já foi definida por estudos como sendo aproximadamente 1.8-2.0g de proteínas para cada kilo de peso, praticamente o dobro do que é indicado para uma pessoa normal.

Por esse motivo é que a maioria das pessoas e profissionais opta pela Whey Protein, pois é a forma mais leve e menos difícil para o organismo, pois  aumentar a quantidade proteica da dieta comendo apenas mais carne por exemplo, traz junto grande quantidade de colesterol, sódio, gordura e outros componentes que não são interessantes, pois exigem mais do organismo para ser absorvidos, gerando assim mais restos metabólitos aumentando assim os níveis de uréia, creatinina e outros indicadores de excesso de quebra de proteínas no plasma (sangue). Ao contrário do que muitos pensam a Whey Protein não danifica os rins e é utilizada pelos nefrologistas que cortam carnes e derivados para diminuir as quantidades desses elementos tóxicos gerados pelas proteínas mais pesadas.

Outra questão é que o tempo de absorção e esvaziamento gástrico da Whey Protein é muito menor do que os alimentos comuns, e para o atleta é muito importante ter absorção rápida e que não os alimentos não pesem e não se acumulem no estômago e intestinos, uma vez que a requisição de nutrientes para os desportistas e atletas é bem maior do que uma pessoa normal ou com atividade física leve.

Muitos falam: ‘se eu saio do treino e já vou almoçar frango, porque preciso tomar whey no pós-treino?‘

Pelo fato de que o tempo de absorção da comida sólida ser maior e demorar mais e com demora muito e com isso você perde a famosa ‘janela pós-treino‘, que é onde fica maximizado o poder do organismo de absorver as proteínas, pois quanto mais rápido as proteínas forem absorvidas melhor.

Eu sugiro que você procure um nutricionista para calcular sua dieta com exatidão e segurança, pois não adianta aumentar as proteínas e estar com o total calórico todo errado. Desta forma não funcionará porque pode faltar energia total e o corpo começará a quebrar as proteínas para queimar como fonte de energia, e assim você joga dinheiro fora porque a proteína seja em alimento ou suplementos é o nutriente mais caro que existe.

Da mesma forma se você colocar mais calorias do que é o correto você ganhará também muita gordura e isso não é vantagem, pois para se livrar dela depois provavelmente você perderá junto toda a massa muscular que ganhou.

Grande abraço.