Pra que tudo isso?

Olá André Pajé, temos uma pessoa idosa em casa que devido a algumas complicações da idade se encontrava fraca e debilitada. Fomos até um médico geriatra e ele prescreveu hidroginástica, porque devido à artrose e hérnias na coluna ela tem diversas limitações. E passou também uma lista de medicamentos que segundo ele não são remédios mas sim complementos, porque ela perdeu muita massa muscular e já não consegue se alimentar muito. Os suplementos são: Multivitamínico,Whey Protein, Fish Oil, Cálcio + D, e Glucosamina + Condroitina. Alguns já lembro de ter visto você falar, mas era sobre musculação, poderia me explicar melhor como podem ajudar um idoso? Obrigada, Louise e Família.

Olá Louise, da mesma forma que crianças que desmamam prematuramente do peito ou que estão em déficit de crescimento, os idosos também precisam de complementos alimentares. Vamos falar um pouco sobre cada um desses que você citou:

Multivitamínicos: Nem todas as pessoas conseguem ter acesso às comidas orgânicas e uma grande variedade de vegetais e legumes. Por conta disso grande parte da população sofre de carências nutricionais e deficiência de vitaminas e minerais, principalmente os idosos, cujo organismo se deteriora a um ritmo bem mais acelerado, além de ficar mais suscetível a gripes, resfriados e outros tipos de males devido à baixa imunidade. Os suplementos Multivitamínicos servem para suprir essa carência.

Whey Protein: Já falamos bastante sobre ela aqui nesta coluna, e tem bastante conteúdo no meu blog no Paraná Online também. Ela ajuda a suprir a carência das proteínas, que são as peças construtoras dos ossos, músculos, pele, etc. A falta de proteína faz a pessoa perder muita massa muscular, e esse processo na velhice ocorre de forma muito acelerada. A Whey Protein tem sido usada com muito sucesso para os idosos, pois é melhor absorvida e tolerada pelo sistema digestivo que já não funciona de forma tão eficaz quanto antes.

Fish Oil (Óleo de Peixe): O óleo de peixe é rico em Omega 3, que previne e ajuda a tratar as doenças cardiovasculares. Seu consumo ajuda a diminuir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. Também é muito utilizado na prevenção e tratamento do Mal de Alzheimer.

Cálcio & Vitamina D: Com o passar dos anos, o corpo não consegue sintetizar e absorver o cálcio da mesma forma que antes, dessa forma os ossos vão ficando enfraquecidos e aparece a osteoporose. Também por conta da má alimentação isso ocorre, e todo esse processo está ligado à falta da vitamina D, principalmente a D3 que, junto com a luz solar, ajuda o corpo a fixar o cálcio e a fortalecer os ossos. Por isso,  suplementos de cálcio e vitamina D3 são indicados juntamente com exposições ao sol nos horários próprios para ajudar a prevenir e tratar a Osteoporose.

Glucosamina & Condroitina: Derivados da cartilagem de tubarão, esse suplemento ajuda muito a diminuir os problemas de artrite, artrose e dores nas articulações. Sua vantagem é que ajuda a restaurar as cartilagens sem ser um remédio analgésico ou antiinflamatório, pois sua origem é natural.

Espero ter esclarecido um pouco, mas atenção: Somente tomar os suplementos não resolve, é necessário ter uma alimentação mais saudável, por isso eu aconselho também a procurar um nutricionista para elaborar um cardápio mais completo, que possa potencializar a ação benéfica desse conjunto de suplementos, e até mesmo eliminar algum deles a medida que o idoso já esteja conseguindo se alimentar melhor.