Por que os orgânicos são mais caros? Valem a pena?

Saudações meus amigos e minhas amigas, hoje finalizamos nossa pequena série de colunas sobre comida orgânica. Nas colunas anteriores destacamos todos os fatores que fazem as frutas e legumes dos supermercados serem: 1) Mais carregados de agrotóxicos e 2) Mais pobres nutricionalmente.

Tenho certeza que com todos esses argumentos você já pode se considerar bem por dentro do assunto. Na verdade sobre esse assunto ninguém fala muito, fazem vistas grossas, inclusive alguns profissionais que passam suas dietas e nem ao menos alertam os clientes sobre essa questão. Mas não é culpa deles, pois nutrição do solo e sua respectiva influência na fixação dos potenciais nutritivos dos alimentos não é matéria da graduação normal de nenhum curso de graduação, e quem domina essa área são os ortomoleculares e os nutricionistas com diversas especializações. Outros tanto que tem conhecimento disso preferem não complicar muito a vida de seus pacientes e clientes, pois achar alimentos orgânicos para comprar é difícil e o que é são mais caros, e muitas vezes os nutricionistas que são incisivos em relação a essa questão são taxados de chatos.

Mas por que a comida orgânica é tão cara assim?

No Brasil os produtos orgânicos são, em média, 40% mais caros que os convencionais. Já o trigo chega a custar 200% a mais e o açúcar, 170%. De acordo com o site da Food and Agriculture Organization das Nações Unidas (ONU), isto ocorre porque:

– o fornecimento da comida orgânica é limitado, se comparado à sua demanda;

– os custos da produção dos alimentos orgânicos, normalmente, são maiores devido ao grande trabalho exigido e ao fato de que os fazendeiros não produzem o bastante, de um único produto, para baixar seu custo de forma abrangente;

– o manuseio do período pós-colheita de quantidades relativamente pequenas resulta em altos custos, porque as produções orgânica e convencional precisam ser separadas para serem processadas e transportadas;

Esses fatores fazem os alimentos orgânicos quase ter um status de artigo de luxo, por conta do preço e da dificuldade em achar para comprar.

Então, será que vale a pena?

Bem, isso é uma escolha sua, estou aqui para lhe munir de informações, mas não posso tomar a decisão, mas posso lhe relembrar os benefícios:

1) Faz bem à saúde.

2) Os alimentos contêm mais nutrientes.

3) As substâncias químicas ficam fora do seu prato.

4) Sua comida fica mais saborosa.

5) Protege as gerações futuras.

6) Restaura a biodiversidade.

7) Protege a qualidade da água.

8) Reduz o aquecimento global e economiza energia.

9) Ajuda a manter as pequenas propriedades agrícolas.

10) É um exercício de cidadania.

Agora é uma questão de quanto a sua saúde e da sua família valem para você, pense nisso. Para saber onde encontrar vá até o site www.agrisustentavel.com/feiras.htm

Grande Abraço.