Por que Alimentos Orgânicos (2)

Saudações amigos leitores. Hoje continuamos com o tema de ontem, ou seja, alimentação saudável. Mais especificamente estamos falando sobre comida orgânica. Falamos ontem que a comida que você compra no supermercado na parte de verduras, frutas e legumes não é mais a mesma de antigamente do tempo de nossos avós, e comecei a explicar os motivos que faziam esses vegetais serem menos nutritivos do que deveriam ser em seu estado de cultivo normal na natureza, e falamos sobre cada um deles, que são respetivamente 1) Solo Empobrecido 2) Colheita Prematura pra transporte. Sempre que você perder alguma coluna, se dirija a meu blog no Paraná Online (pron.com.br/s/paje), lá você encontra todas as colunas, desde a estréia.

Pois bem, faltou falar de mais um fator muito importante e que também influencia na perda dos nutrientes:

Problema III – Processo de armazenagem e preparação dos alimentos:

Recentemente, a ciência conseguiu observar que toda vez que os alimentos são armazenados de forma errada, ficam muito tempo em geladeira, ou muito tempo expostos em Buffet, sempre existe a tendência da perda de vários nutrientes.

Também toda vez que a temperatura do cozimento se eleva a mais de 45º existe a perda dos fitoquímicos ou fitonutrientes, que são compostos encontrados nos vegetais que têm a função de prevenir e curar diversas doenças.

E é baseado nisso que existe uma corrente alimentar chamada Frugirismo, que não cozinha os alimentos dando preferência a seu consumo cru, justamente para preservar todo o perfil de nutrientes. Essas pessoas geralmente são extremamente saudáveis e felizes.

Como vimos, são vários os fatores que podem modificar e empobrecer os nutrientes de nossa dieta, mesmo quando acreditamos estar nos alimentando corretamente quando comemos as saladas de um Buffet,  ou as compramos em um supermercado e as estocamos em nossas geladeiras.

Então depois de tudo isso você já pode compreender que o problema não é somente a quantidade de pesticidas e agrotóxicos que os alimentos dos supermercados carregam, mas também a perda de boa parte de seus nutrientes e de suas propriedades funcionais.

E é por causa  disso que os melhores profissionais da área da nutrição têm recomendado o uso dos alimentos orgânicos. No produto orgânico não são usados pesticidas, sementes geneticamente modificadas ou fertilizantes sintéticos, o sistema de cultivo observa as leis da Natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. Em sua maioria, a produção orgânica provem de pequenos núcleos familiares que tiram da terra o seu sustento, conservando o solo fértil e garantindo a sobrevivência de sua família, desestimulando o êxodo rural e fortalecendo o vínculo do homem à terra.

Amanhã falaremos sobre quanto custa a mais para se alimentar assim. Não perca!