Olá amigo leitor. Hoje vamos conversar sobre os tipos de adoçantes existentes  e se eles fazem algum mal para o organismo. As pesquisas realizadas com animais não demonstraram nenhuma conclusão, porém muitas delas motivaram proibições em muitos países. No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou uma cartilha com informações aos consumidores, achei importante transcrever aqui para que você conheça mais sobre eles:

continua após a publicidade

ASPARTAME: adoça cerca de 180 vezes mais que o açúcar. Não pode ser consumido por gestantes e fenilcetonúricos. Não suporta altas temperaturas, pois perderá sua doçura. É muito usado em refrigerantes, então, por ser um adoçante bem polêmico, em que algumas pesquisas indicaram malefícios a longo prazo. Deve ser consumido com cautela.

SACARINA SÓDICA:
adoça 300 vezes mais que o açúcar e é derivado do petróleo. Costuma deixar uma gostinho residual. Esse pode ser exposto ao calor que não perde a doçura. Não é indicado para pessoas hipertensas, com problemas renais e cardíacos porque possui sódio.

ACESSULFAME K (potássico): vem do potássio e adoça 200 vezes mais que o açúcar e não possui sabor residual. Pode ser aquecido e é muito usado na fabricação de iogurtes, sucos de caixinha, etc. Não deve ser usado por pessoas com problemas renais ou com restrição ao consumo de potássio.

SUCRALOSE:
é o único adoçante derivado do açúcar, mas com uma modificação química. Adoça 600 vezes mais que o açúcar e é um dos adoçantes mais aceitos, pois não deixa gosto residual e é o mais parecido com o açúcar. Mesmo sendo artificial pode ser utilizado por gestantes e crianças.

CICLAMATO DE SÓDIO: adoça 300 vezes mais que o açúcar e também é derivado do petróleo. Combinado com a a sacarina é utilizado em refrigerantes e sucos diet. Também não deve ser utilizado por hipertensos, renais e cardiacos por causa do sódio.

continua após a publicidade

STEVIA/ESTEVIOSÍDIO: adoçante NATURAL, extraído da planta Stévia. Adoça 200 vezes mais. Seu uso é seguro, mas em excesso tem um sabor residual amargo. Não tem contraindicação.

XILITOl/MANITOL/SORBITOL: todos esses são naturais, oriundos da glicose e podem ser consumidos sem restrições.

continua após a publicidade

Como pudemos observar, os adoçantes com menos restrições são a sucralose e os naturais (Stevia, Xilitol, Manitol, Sorbitol). Porém, sabemos que tudo em excesso faz mal, então o consumo de qualquer produto deve ser moderado, principalmente se a pessoa sofrer de alguma doença, alguma restrição.

Consumir alimentos sem açúcar é excelente, pois o açúcar é um dos principais vilões da alimentação moderna causador de muitas doenças. Mas é muito importante que você comece a ler os ingredientes dos alimentos que consome, dessa forma terá mais consciência do que esta levando para dentro do seu corpo. Por conta disso, dê preferência aos adoçantes mais naturais. Agora que você sabe quais são, comece a identificá-los nos alimentos diet e zero açúcar que você gosta de consumir, e adapte um pouco suas escolhas se necessário.

Abraço.