Pilotando por uma nobre causa

Saudações leitores, hoje apresento não somente mais uma notícia do esporte, mas também uma história de superação e inclusão social. Ary Osvaldo Cortiano, 60 anos de idade, vive em Curitiba, é portador de Fissura Palatina, sendo o único piloto com esta deficiência no Brasil, segundo a Confederação Brasileira de Automobilismo. Ele foi submetido à cirurgia corretiva no lábio, mas a fenda palatina continua aberta, dificultando a fonação e outras funções.

Apesar de ter encontrado diversas dificuldades durante toda a vida, Ary tem um talento especial que é o de pilotar carros de corrida. Começou a carreira como mecânico, depois conseguiu um emprego de piloto de provas, trabalhando na Ford e na Fiat. Chegou a ser convidado para correr na Stock Car Jr., mas por falta de apoio e patrocínio não pôde seguir adiante na carreira e se concentrou em ministrar aulas de pilotagem e formação de piloto de testes.

Mas a boa notícia é que ele defenderá as cores da Smile Train Brasil na temporada 2014 do Rally de Velocidade. A Smile Train é uma organização internacional de caridade, que oferece a oportunidade de tratamento gratuito para crianças nascidas com fissuras de lábio e palato. Com o objetivo de divulgar o problema da fissura e os tratamentos gratuitos que são realizados através de centros parceiros em todo o país, a Smile Train fechou uma parceria com o piloto Ary Osvaldo Cortiano para colocar em prática o Projeto Superação, que teve início agora em Março.

O Projeto Superação pretende utilizar o automobilismo como instrumento de esporte e lazer, assim como também ajudando na divulgação com informações sobre a fissura lábio palatina. “Por ser uma má formação no rosto, o preconceito é muito maior. Alguns portadores da deficiência, muitas vezes, são isolados pela sociedade e até mesmo pelos próprios familiares, simplesmente por falta de informação. Queremos mostrar que, além dessa condição não ser motivo para o isolamento, existe um tratamento gratuito, que envolve profissionais de diversos Centros Parceiros espalhados por todo o país”, explica Mariane Goes, Gerente de Programa da Smile Train Brasil.

Além dos eventos de automobilismo estão programadas palestras e exposições em lugares de grande concentração de pessoas, como shoppings e parques e a visita de Ary em centros parceiros da Smile Train, são algumas das atividades para esse ano.

A previsão é que com a divulgação do Projeto Superação mais pessoas procurem ajuda para um tratamento gratuito adequado e que cada vez menos crianças tenham que enfrentar os obstáculos que Ary enfrentou. Para obter informações sobre o tratamento em Curitiba ligue(41) 3212-9200.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna