Pão integral: saiba identificar os verdadeiros

Saudações amigos, hoje é dia de falar sobre alimentação saudável. Como sempre, não trago nada de novo, tampouco milagroso. Mas sim, tento reforçar o que já vem sido proclamado pelos melhores Nutricionistas, com o fim de facilitar o entendimento do público que não é especialista.

E essa é uma questão que se tornou um consenso entre os melhores profissionais: a substituição do pão branco (pão francês, pão de forma) pelo pão integral. E essa é uma atitude muito importante, pois o pão integral libera o açúcar lentamente, gerando mais saciedade e não dando picos de glicose de forma ao corpo querer estocar tudo isso na forma de gordura. Mas atenção, comprar pão integral de verdade é uma tarefa muito mais difícil do que parece. Isso porque a maioria dos pães integrais dos supermercados não são realmente tão integrais.

Ser mais escurinho não tem nada a ver com o pão ser integral de verdade. Pão integral tem esse nome porque significa que os ingredientes estão íntegros, ou seja, não receberam nenhum tipo de modificação desde quando saíram da natureza, ou o mínimo de modificação possível.

O grande problema dos pães é a farinha branca, chamada de farinha enriquecida, na verdade constataram que precisavam enriquecer a farinha branca quando viram que o processo para fazer a farinha retirava totalmente todos os nutrientes deixando somente o açúcar, que para o corpo é igualzinha o açúcar mesmo. É muito bom que você saiba disso, a farinha e o açúcar para o corpo são exatamente a mesma coisa. Agora vai a parte mais valiosa dessa dica: Vou ensinar a vocês a como identificar  um pão integral de verdade. Vamos lá:

Você deve ir direto, no rótulo, na parte que fala Ingredientes. Por lei, o primeiro ingrediente é sempre o que existe em maior quantidade no produto, depois vem o segundo ingrediente que é a segunda coisa mais presente ali, e assim por diante. Ou seja, se vocês pegarem um pão e constatarem que o primeiro ingrediente é ‘farinha enriquecida com…‘ significa que a maioria do que tem ali é farinha branca e a farinha integral aparece em segundo, terceiro na lista de ingredientes e ainda por cima numa quantidade de no máximo 20%, ou seja, 80% do segundo ingrediente também é farinha branca e por aí vai.

É realmente muito difícil existir um pão feito com 100% de farinha integral, porque ele seria duro demais e quebradiço, então é normal ser adicionada uma parte da farinha branca mas a maioria deveria provir da farinha integral de verdade, ou seja, ela deveria ser o primeiro ingrediente. Fique de olho nisso a partir de agora. Minha dica é que vocês comecem a comprar pães nos lugares que vendem alimentos para diabéticos, pois pela seriedade da coisa existe uma garantia bem maior.