Olá André. Sou praticante de musculação já há algum tempo, sou bem desenvolvido porém sempre tive dificuldade em desenvolver as panturrilhas e isso me incomoda um pouco. Muitos dizem que é genético e não adianta muito treinar. Gostaria muito sua opinião, e parabéns pela coluna, desde que li a primeira vez não perco nem um dia suas publicações. Grande abraço, Rickson.
Grande Rickson, ótima sua pergunta. Realmente desenvolver panturrilhas não é uma tarefa nada fácil. E tem a ver com genética sim. Se você nasceu com panturrilhas finas, ou seja, com pouca musculatura nessa região, não pode-se esperar que exista uma grandiosa transformação. Porém, com treinos árduos e dieta correta, dá para melhorar muito o aspecto, aumentar um pouco o volume e principalmente corrigir as falhas na proporção do físico. Mas o que é Proporção?
Proporção é um conceito, e no caso do Fisiculturismo um critério, que analisa a correta distribuição de volume e desenvolvimento de cada grupo muscular em relação ao todo. Ninguém precisa ser árbitro profissional como eu para perceber isso, ainda que inconscientemente. Por exemplo, quando aparece alguém na rua com braços, costas e tórax enormes, porém com aquelas canelinhas finas, isso imediatamente causa estranheza.
Não é querer por defeito no físico, não é isso. É que é estranho mesmo, por deixar transparecer claramente um desequilíbrio nas horas que dedica na academia para a parte de cima, e em contrapartida a parte de baixo, que carrega a parte de cima diga-se de passagem, claramente não recebe nenhum tipo de estímulo ou treinamento. Então, isso é uma falha na proporção.
Agora, porque ele continua a treinar cada vez mais a parte de cima e cada vez menos a parte debaixo é outra história. Na verdade esse tipo de indivíduo é aquele que já abandonou a idéia de um dia ter panturrilhas maiores, ou acha que não cresce e então ele se “entrega por bem” e faz uns treininhos muitos fracos para as panturrilhas, isso quando faz.
Eu sempre tive esse mesmo problema, porque sempre tive panturrilhas finas. Hoje, as minhas são proporcionais ao resto do corpo. Como muitos, eu andava somente de calça na maior parte do tempo. O verão para mim era sinônimo de preocupação, porque um fortão de calça no verão é sinônimo de pernas finas. A coisas mudaram quando comecei a treinar mais vezes na semana, sempre antes de fazer qualquer outra coisa. Coloquei isso como prioridade e em 2 anos consegui o que queria. Mas você tem que estar disposto a sentir a dor dos treinos e a ser paciente. Como cada organismo é diferente, peça a seu professor da academia para montar um treino que coloque as panturrilhas como prioridade e treine com a mesma intensidade das outras partes do corpo. No começo é doído e difícil, mas depois acostuma e vicia e terá feito as pazes com essa parte de seu corpo assim como as outras. Grande abraço.