Saudações, caro leitor. Nesta semana o papo é whey protein. É o suplemento mais utilizado nas academias hoje em dia. Muitas pessoas também têm utilizado esse produto para simplesmente corrigir uma carência alimentar, como é a opção de alguns vegetarianos. E não somente eles, pois os alimentos de antigamente tinham mais “sustância”. Quem já sentiu a diferença da carne e dos ovos da galinha caipira sabe disso, e também do leite tirado direto da vaca. A industrialização dos alimentos empobreceu seus valores nutricionais, então não estranhe se um dia um médico, nutricionista ou professor da academia falarem sobre ela.
É feita a partir da ultra filtragem do soro do leite. Não é remédio e não precisa de receita para comprar, tanto que é vendida até em supermercados, coisa que já acontece nos países de primeiro mundo há mais de 25 anos. Outra coisa que é importante você saber é que aquele leite que o recém nascido toma quando a mãe não produz leite naturalmente é exatamente essa mesma whey protein que estamos falando, com a única diferença que o leite para o neném possui óleo de palma para deixar mais gorduroso e calórico. Já whey protein vendida para jovens e adultos é reduzida em calorias, e por esse motivo também é muito utilizada em dietas para emagrecimento, pois quando a pessoa deseja emagrecer sem perder massa muscular ela utiliza esse produto para ajudar na saciedade e aumentar o tônus muscular.
As pessoas que simplesmente cortam calorias para emagrecer sem se preocupar com a correção das faltas nutricionais perdem, no final das contas, muito mais músculos do que gordura, e como não entendem o que aconteceu chamam isso de “sobra de pele”.
Mas porque simplesmente não tomar mais leite? Porque no leite não contém somente proteínas, mas também gorduras e principalmente a lactose, que acaba por atrapalhar a absorção da melhor proteína que esta contida no soro, e o soro tem 75% de lactose e gorduras. Uma dose de whey protein contém cerca de apenas 100 calorias e 24 gramas de proteína. Pra ter a mesma quantidade de proteínas a pessoa teria que tomar 680 ml de leite, com um valor calórico de 450 calorias. Sem falar que essa quantidade de leite geraria desconforto de absorção na grande maioria das pessoas.
Não é somente por isso que este suplemento é muito utilizado, mas também por causa de seu alto valor biológico. Isso significa que é uma forma segura de aumentar o consumo de proteínas sem danificar os rins, pois as proteínas de alto valor biológico não formam restos metabólicos tóxicos.
Agora você entendeu porque esse suplemento é tão famoso. Mas calma, temos mais para falar sobre ele. Existem diversos tipos e preços, além da forma correta de se tomar.
Amanhã continuaremos, fique ligados!
André Pajé