Muito bom dia, amigo leitor. Hoje vamos falar de envelhecimento. Por que algumas pessoas de mais idade parecem tão jovens? Ou ainda, por que algumas pessoas jovens aparentam ter mais idade? O que determina isso? Tenho certeza que o leitor que acompanha esta coluna desde o primeiro dia já consegue ver claramente que são os hábitos em relação à alimentação e exercícios físicos os principais agentes que podem diminuir ou até mesmo acelerar o envelhecimento de uma pessoa, como é o caso do sedentarismo associado à má alimentação.
Já falamos bastante disso e sobre os diversos males que provocam. Desta vez eu não estou apenas me referindo à saúde, mas ao envelhecimento do corpo, pois com o tempo todas as estruturas vão ficando mais debilitadas e enfraquecidas, a pele fica caída, a massa muscular perde tônus, o cabelo perde forca e vitalidade e as unhas ficam quebradiças e não crescem mais como antigamente.
O que estou descrevendo é o processo de envelhecimento natural de uma pessoa, mas o que chama atenção é que esses sintomas, ou melhor, indicativos de envelhecimento, estão aparecendo cada vez mais nas populações jovens. São novamente os problemas da modernidade, da falta de movimentos, do acesso muito fácil a alimentos calóricos, da falta de sono, stress constante, etc. Então, há algum tempo nasceu a chamada “Ciência antienvelhecimento”, e com ela uma infinidade de terapias e produtos inundou o mercado. Algumas receitas eficientes, outras nem tanto, e é sobre isso que vou tratar daqui por diante.
O assunto da hora é o Colágeno. Trata-se de uma fibra que “dá liga” e sustentação, como se fosse uma cola que une todas as células dos músculos, cabelos, ossos, cartilagens e tendões. Ou seja, praticamente o corpo inteiro. A partir dos 35 anos o corpo começa a perder cada vez mais colágeno, e as estruturas vão ficando mais flácidas, fracas e quebradiças. Ter uma boa alimentação é primordial para tentar evitar isso, mas mesmo assim, com a chegada da idade fica cada vez mais difícil para o organismo absorver o colágeno pelos alimentos. Por esse motivo, muitas pessoas utilizam suplementos de colágeno que são feitos a partir de matéria prima natural animal, como o extrato dos ossos e cartilagens bovinos. A maioria das pessoas relata efeitos positivos e, por conta disso, o colágeno é muito famoso entre as mulheres, que relatam ficarem mais “firmes” utilizando na forma de suplemento.
Atletas como eu, por exemplo, utilizam sempre o colágeno, porque ele deixa os tendões e ligamentos mais fortes. Pessoas em reabilitação também utilizam com muito sucesso. Caso tenha se interessado, faça a experiência. Custam na média 50 reais e duram um mês. Antes, não esqueça de pedir a opinião de um médico ou especialista.
Amanhã tem mais. Grande abraço.
André Pajé