Olá André, gostaria que falasse um pouco sobre os suplementos termogênicos. Obrigada Renata.
Olá Renata, antes de mais nada é importante esclarecer que existe uma grande diferença entre os remédios ou fórmulas para emagrecer, mais conhecidas como ‘boletas‘, e os suplementos alimentares, que podem ser comercializados legalmente. Sempre falo somente de suplementos legalizados neste espaço. Esses suplementos são conhecidos como termogênicos e possuem esse nome porque ajudam o corpo a entrar em processo de termogênese. Mas o que é isso? Vamos lá:
Termo = Calor, Temperatura; Gênese = Geração, Produção.
Significa que esses produtos aumentam um pouco a temperatura e a velocidade do metabolismo, mas como? Como sempre, a própria natureza já possui vários ingredientes que são considerados termogênicos naturais, entre eles o café, o pó de guaraná, chá mate preto, chá branco, etc. e são desses ingredientes que são feitos os termogênicos, que extraem os componentes naturais estimulantes, e eles estimulam o metabolismo para gastar mais energia, promovendo um estado de agitação e alerta constante. Com isso o corpo queima mais calorias e quando a pessoa cuida da dieta e faz exercícios essa ajuda extra pode fazer muita diferença e sem causar danos a saúde.
O principal ingrediente estimulante utilizado para causar essa aceleração no metabolismo é a cafeína. A cafeína é encontrada na natureza e é utilizada pelos povos da terra há milhares de anos. Milhões de pessoas em todo o mundo são literalmente viciadas em café e não existe relação direta de doenças e mortes a ela, muito pelo contrário, pois existem alguns estudos que demonstram que a cafeína em doses seguras pode prevenir derrames. As doses consideradas seguras de cafeína podem variar de 400 a 450mg/dia para adultos saudáveis, para as grávidas o valor é de 200mg/dia. Para o leitor ter uma referencia, um energético padrão contém cerca de 85mg, e um copo grande de café pode conter até 200mg. É importante saber se doses pequenas ja provocam alguma aceleração ou a pessoa precisa de uma quantidade maior para fazer efeito.
A cafeína em excesso pode causar alguns desconfortos gastrointestinais e também um estado de agitação maior, deixando a pessoa angustiada. Por conta disso as pessoas com problemas cardíacos ou hipertensas é mais aconselhado não utilizar esses produtos, para essas pessoas existem outros suplementos que não causam agitação que podem ser utilizados e ajudam a perder peso e a emagrecer, falaremos disso já nas próximas colunas.
E atenção: cuidado com suplementos importados contrabandeados, pois não são aprovados pelo Ministério da Saúde e podem lhe trazer danos à saúde, além de ser os mais falsificados, como por exemplo o LIPO 6 BLACK, OXYELITE, e todos os que contenham uma substância chamada Dimetilamina, que foi banida até nos EUA, por causar problemas de fígado e tireóide. Infelizmente esse comércio ilegal ocorre até mesmo dentro da academia, quando os professores não se contentam com seus salários e resolvem ter uma renda extra. O problema que isso é contrabando e a substância proibida se enquadra no mesmo artigo de drogas, podendo resultar em prisão em flagrante. Portanto fique de olho e só compre em lugares especializados.
Grande Abraço.