Olá André, me interesso bastante quando você fala sobre os suplementos alimentares. Vi que você já abordou sobre quase todos no seu blog, porém gostaria de saber o que é e para que servem os suplementos de proteína Time Release. Obrigado e Parabéns pelo trabalho! Bernardo.
Olá Bernardo, obrigado pelo apoio e por mandar sua dúvida, vamos falar um pouco sobre esse suplemento.
Os produtos de Proteínas Time Release ou Multiproteicos são compostos por diversas fontes de proteínas, como a proteína do ovo, da soja, e até mesmo da carne em pó (sim existe logo falarei sobre ele), e com isso a concentração de todos os aminoácidos sobe muito e também o tempo de dispersão dessas proteínas no organismo, pois atualmente os últimos estudos demonstram que o tempo de absorção das proteínas está intimamente ligado ao processo de crescimento e regeneração muscular. Apesar das Whey°s serem as melhores fontes proteicas para o consumo humano, elas são mais fortes em alguns aminoácidos e mais pobres em outros. Por exemplo, na Whey temos a abundância dos aminoácidos que compõem a estrutura muscular, mas não possuímos somente os músculos que precisam de proteínas, também temos as nossas juntas, cartilagens e ligamentos, isso sem falar nos outros tecidos como os ossos, pele, unha e cabelos. Todas essas estruturas do corpo são formadas por aminoácidos que são, como já vimos, os pedacinhos ou “tijolinhos” que compõem as proteínas. E esses aminoácidos importantes para os outros tecidos e estruturas encontram-se em outras fontes de proteínas, como o peixe, frango, ovos e carne vermelha. No caso de precisar criar essa variação utilizando suplementos, existem os suplementos como a albumina, a caseína, e a proteína de soja. E existem os Multiproteicos que são aqueles que têm todas essas fontes “misturadas”.
Como por exemplo no caso de um vegetariano, ele deve diversificar suas fontes de proteína, e esses suplementos são utilizados pelo fato de ao misturar varias fontes proteicas diferentes, a riqueza da concentração dos aminoácidos aumenta muito, e não só os aminoácidos responsáveis pela manutenção e aumento do tônus e força muscular, mas também os aminoácidos responsáveis por outras funções no organismo, funções essas relacionadas à saúde dos ossos, da pele, dos cabelos, do sistema imunológico e intestinal. Se essas pessoas não se preocuparem em substituir as proteínas das carnes pelas proteínas dos suplementos, a tendência em médio prazo é a debilidade do sistema músculo esquelético, o apetite desequilibrado pela falta das proteínas e com isso o corpo compensa necessitando de mais carboidratos, e até mesmo outros males com a anemia e a fraqueza generalizada.
Esses produtos também são muito utilizados em dietas de emagrecimento, pois promovem muito a saciedade, e também para aumento de massa muscular, pois a liberação lenta das proteínas contribui com todo esse processo.
Grande Abraço.