Olá André, por que existem alguns nutricionistas que são a favor dos suplementos alimentares e outros que são contra? Gostaria muito de sua opinião pessoal e sincera sobre isso. Obrigado, Rosa.

continua após a publicidade

Olá Rosa, sinto-me preparado para responder sua pergunta porque, como atleta, técnico e árbitro  convivo com todos os profissionais da saúde; participo de mesas redondas em palestras e eventos com médicos, nutricionistas, preparadores físicos, fisioterapeutas, enfim, todo esse pessoal.

Hoje em dia é mais difícil achar um nutricionista que seja ‘contra‘ suplementos. Na verdade eles podem estar querendo dizer que são contra aqueles suplementos proibidos, que fazem mal, que não é raro ver uma notícia falando sobre isso. Ou  dizem ser contra porque acreditam que o certo é tirar tudo da alimentação. E que quem vai precisar de suplementos são somente os atletas com um nível de esforço maior ou competitivo.

Pois bem, eles estão certos de ser contra esses suplementos proibidos que fazem mal, como aqueles aceleradores que contêm substâncias semelhantes as metanfetaminas, ou aqueles capazes de gerar alterações hormonais. Porém, deveriam explicar aos seus clientes que as lojas regularizadas vendem suplementos que são seguros, e podem ser vendidos normalmente, hoje até em supermercados, provando que não precisa de nenhuma receita pra comprar, ou que é algo perigoso de se consumir.

continua após a publicidade

Qualquer pessoa que tiver vontade entra em uma loja de suplementos, e pode comprar o que quiser sem precisar de receita seja de médico, seja de nutricionista seja de quem for. Por que isso? Porque são derivados de alimentos e não passam por nenhum tipo de processo químico, somente são filtrados e separados. Separa-se a proteína do leite vira Whey Protein, separa a proteína do ovo vira Albumina. Separa o amido do milho e vira Maltodextrina. Então é por isso que não precisa de receita, e que o supermercado vende, porque simplesmente é comida. Se tivesse qualquer tipo de princípio ativo como as plantas seria um Fitoterápico, e se fosse sintético seria um fármaco. Esses sim precisam de receita.

Mas onde entra o nutricionista em toda essa história? Oras, ele é a peça-chave,  que muitos ignoram e por isso não têm resultados, pois é ele quem vai equilibrar e equalizar o que precisa ser tomado, que horas, junto com qual comida, tudo isso de forma efetiva. Então, o nutricionista é fundamental, porém infelizmente alguns ainda não se atualizaram e acabam perdendo mercado para aqueles que estão mais atualizados. Esses, os atualizados,  passam  o melhor tipo de alimentação possível, e para cobrir o que falta, ou pra deixar mais fácil e conveniente,  usam suplementos, shakes ou barrinhas de proteína. E tão simples, não é?

continua após a publicidade

A dica é: exercite o seu bom-senso pra achar um profissional que lhe passe confiança. Os que eu confio atuam da forma como descrevi acima.

Grande abraço, mande também a sua dúvida, se estiver a meu alcance, responderei!