Saudações amigos leitores. Hoje o que tenho para falar é um assunto muito sério. E tem sido o motivo de muitos emails de nutricionistas e profissionais da área, pedindo para que eu aborde uma questão que tem preocupado e incomodado muito os profissionais da área da nutrição e da saúde: a quantidade de pessoas comuns que podem ter sua saúde prejudicada por estar trocando seus almoços por shakes, em suas casas ou e em “espaços” que propagam esse tipo de filosofia.
Sim, estes lugares propagam a filosofia daquela mesma marca que está até sendo investigada pelo FBI nos EUA, por suspeita de formação de pirâmide financeira. Aquela marca que a muito tempo atrás tinha o slogan “quer ganhar dinheiro? pergunte-me como”. E que depois trocaram por “quer perder peso? pergunte-me como”.
Mas porque o André Pajé e toda a classe de nutricionistas, médicos e preparadores físicos criticam tanto essa empresa, e estes espaços?
1) Pelo fato disso não ser aconselhável pelo ponto de vista da saúde e até mesmo pelo resultado.
2) Porque essas pessoas em sua maioria não são nutricionistas formados, habilitados a prescrever dietas para emagrecimento.
3) Mesmo que estes espaços contem com um profissional formado, se ele é conivente com essa prática de trocar refeições principais por shakes, ele está em desacordo com a grande maioria dos profissionais sérios e comprometidos com a saúde do cliente.
Quero deixar bem claro que não tenho nada contra as pessoas que propagam e vendem esses produtos e tentam ganhar seu dinheiro de forma honesta, achando que estão fazendo bem para as pessoas. Porém, o que é certo é certo e o que é errado é errado. Ainda mais em se tratando de saúde.
Emagrecer não é somente uma questão de cortar calorias, vai muito além disso. Primeiro, você precisa mastigar. Sabia que existem estudos que indicam que para ficarmos saciados temos que atingir um número “X” de mastigadas numa refeição? Por isso que os nutricionistas passam alimentos mais integrais e pedem para a pessoa mastigar mais.
Isso é só uma pequena amostra inicial do que se é uma reeducação alimentar verdadeira e já vai totalmente contra a “filosofia” dessa marca e desses lugares. E olha que falei somente o primeiro ponto porque ainda tem muito mais coisa.
A comida sólida gera volume e sustância, o “almoço” líquido engana tirando a fome momentaneamente, mas essa pessoa tende a comer mais à noite e finais de semana. E mesmo se conseguir ter resultados, a hora que voltar a comer comida sólida engordará mais do que antes, o famoso efeito sanfona.
Por isso os nutricionistas cortam alimentos ruins e inserem alimentos melhores, porque tem que ser algo para uma vida inteira. Se quiser continuar almoçando shakes, tudo bem. Mas antes pergunte a um nutricionista de verdade o que ele acha disso. Lembrando sempre que se há algum profissional formado com alguma opinião diferente, tem todo o espaço aqui para se manifestar.