Não se trata de um projeto, mas sim de um estilo de vida

Saudações amigos. O verão acabou. E com ele, como todo ano, acabou-se o “Projeto Verão”, que vemos infestar as redes sociais e as matérias das revistas de final de ano. Espero que você não seja mais um desses iludidos, que todo ano acha que é possível chegar em pouco tempo e ficar em forma, com algum tipo de dieta, suplemento, tratamento ou qualquer outra promessa milagrosa que apareça.

Mas tão logo passa o carnaval esse projeto se acaba e a pessoa volta para o sedentarismo e para os maus hábitos alimentares. Tanto é que esse termo já virou motivo de chacota entre os que levam tudo isso a sério.

Para aqueles que funcionam por projetos, o projeto correto é sair definitivamente do sedentarismo. E cada novo hábito alimentar ganho deve ser incorporado e não deve ser abandonado sob pretexto algum, pois, para a pessoa fraca, qualquer aniversário, comemoração, ou data festiva é motivo para comer, como se as datas e as reuniões em família não tivessem sentido se não fossem acompanhadas de mesas fartas de comidas gordurosas e doces apetitosos.

Antigamente funcionava assim, mas antigamente a gordura da comida deles não era ruim, seus doces eram menos artificiais e o que é o principal, faziam muito esforço físico na lida do dia a dia, porque naquele tempo não tinha moleza. Esse papo de academia nem existia, nem era necessário. Da mesma forma que não tinha o que melhorar na alimentação deles, com as frutas e verduras frescas do próprio quintal, com as carnes e ovos caipiras muito mais ricos e com menos agrotóxicos e hormônios que os vegetais e as carnes de hoje.

Mas infelizmente as coisas mudaram muito, pois nos dias de hoje a comida ficou ruim e cheia de calorias vazias, assim como todos fazem menos esforço físico. Desta forma aquelas mesas fartas nos dias de hoje não fazem mais sentido. E as pessoas e famílias que não se adaptaram a essa realidade atual estão tendo bastante problemas. Eles não tem culpa de querer manter o mesmo estilo de vida que aprenderam com os pais, com os pães feitos em casa, as sobremesas de domingo (que sobram na geladeira e vão sendo comidas durante toda a semana). Mas não percebem que as comidas industrializadas e o sedentarismo são fatores que não ocorriam com seus antepassados, logo esse ajuste de estilo de vida é necessário.

Então, antes de pensar no que fazer para o verão pense de forma definitiva e comece a mudar seus hábitos aos poucos. A melhor forma de fazer isso é procurar uma atividade que mais lhe atraia, uma academia. E também se consultar com um nutricionista, mas encare as coisas de forma definitiva, pois todo projeto começa e acaba. A não ser que o projeto seja construir algo, aí ele se torna realidade sólida e inquebrável, como deve ser sua força de vontade daqui para frente.