Muito bom dia meus queridos amigos e leitores. Para mim é sempre uma grande honra estar neste espaço todos os dias e ser digno de sua atenção. Como a coluna trata de saúde, existe uma grande variedade de temas ligados a isso, alguns são mais interessantes para umas pessoas, outras gostam quando abordo outros assuntos.
Portanto, estou sempre ligado na interação que os leitores mantêm comigo, mandando emails e sugestões de temas. Escreva você também! Não consigo responder um por um, mas todas as sugestões de temas ficam armazenados na memória e cada elogio ou agradecimento fica guardado no coração. Também recebo muitas opiniões contrárias e críticas e são essas as que mais me fazem evoluir. Portanto sinta-se a vontade para interagir como quiser, dessa forma me ajuda a escrever coisas que sejam de melhor relevância para a maioria. Como a coluna é diária, podemos tratar dos temas da minoria também, desde que promova algo de positivo e proveitoso.
Hoje darei segmento a outra sugestão de tema que recebo em diversos emails, principalmente das mulheres, perguntando sobre o que eu acho das chamadas “Dietas Prontas” ou “Dietas de Revista”.
Ora, eu acho um absurdo, uma irresponsabilidade por parte de quem publica e uma ignorância por parte de quem acredita e compra. Como que alguém pode acreditar que uma mesma dieta funcione para pessoas de idade, peso e quantidade de gordura no corpo totalmente diferentes? Isso sem falar nos outros fatores não menos importantes que interferem em tudo isso, como rotina diária de cada um, metabolismo, que pode ser mais lento ou mais acelerado dependendo de cada pessoa. Então, de uma vez por todas é necessário entender que um nutricionista leva vários fatores em consideração para elaborar não uma dieta, mas todo um programa de reeducação alimentar, com um cardápio personalizado para cada pessoa, de forma que não tem como pegar uma dieta pronta e embalada e passar como se fosse uma receita de bolo, que com os ingredientes e preparo certos produzem o mesmo resultado final.
E esse ainda não é o principal problema, ou seja, não atentar para a questão da individualidade de cada pessoa. O principal problema é a promessa que essas dietas trazem junto, pois como são sensacionalistas e precisam vender, elas sempre trazem capas como: “Perca 3 quilos em 2 dias” ou “Dieta das Cores”, e por aí vai. Então as pessoas mais simples e desinformadas são iludidas pela promessa do resultado rápido e fácil e acabam embarcando nessas dietas furadas que além de não funcionar depois acabam fazendo a pessoa engordar mais do que era antes.
Fuja dessa roubada, não seja um desinformado(a) que enriquece essas editoras que não estão nem aí pra sua saúde, só querem seu dinheiro. Procure um nutricionista e nunca mais faça dieta, pois você vai aprender a comer de verdade. Grande Abraço, até amanhã.