Saudações amigos. Hoje vamos tratar de um tema bem delicado e polêmico. Semana passada fui até a banca comprar minha Tribuna e me deparei com algo que me deixou muito chocado; nos expositores e prateleiras estava uma das maiores revistas de circulação semanal do País, com a seguinte chamada na capa: “CHOCOLATE. PODE COMER SEM CULPA”. E mais abaixo ainda na capa: “Faz bem para a saúde e ajuda a manter o peso”.
Imediatamente tirei uma foto da capa e postei na minha página nas redes sociais, perguntando aos profissionais de saúde o que eles achavam daquilo. Em menos de 1h já havia mais de 100 comentários entre profissionais e leigos, totalmente indignados em repúdio à essa publicação.
Lendo a matéria, a coisa já é diferente, fala dos benefícios do cacau, mas alerta ao risco do consumo exagerado. Mas e esse absurdo estampado direto na capa? A grande questão é que nós, que trabalhamos com a imprensa, sabemos que é a chamada, ou seja, o título da reportagem que dá forma a idéia que queremos passar. E ainda mais quando se trata de capa em letras garrafais. Vamos dar uma olhada novamente: “CHOCOLATE, PODE COMER SEM CULPA”.
Fico me perguntando o que levou a uma revista que é tida como uma das mais conceituadas e tradicionais, que fala de saúde, política e outros assuntos e acontecimentos, estampar uma reportagem de capa dessas. Entendo que muitos veículos tendem para a polêmica, outros para o sensacionalismo, porém o que realmente está por trás disso?
Num País onde os dados recentes mostram que mais de 50% da população estão com excesso de peso, onde muitas pessoas não conseguem achar tempo para se exercitar, onde já se consome muito mais calorias que se consegue gastar, qual foi a intenção dessa publicação? O que tem no chocolate para fazer bem? No cacau sim, mas o chocolate que consumimos tem muito pouco cacau, e mesmo tendo cacau a quantidade de açúcar e gordura que possue já deixa esse benefício do cacau lá pra trás.
O que tem no cacau são substâncias que ajudam o corpo da mesma forma que tem no chá verde, no suco de uva orgânico, etc. Mas quando o chá verde é industrializado e misturado com açúcar por exemplo, os benefícios vão sendo menores que o prejuízo, por ficar se misturando açúcar a tudo, e com o chocolate acontece a mesma coisa, porém é ainda pior, porque além do açúcar tem o outro vilão, que é a gordura.
O que me preocupa não são as pessoas mais informadas e que sabem discernir, mas sim as mais simples, que não chegam nem a comprar a revista e ler a matéria, mas que ficam com aquilo que leram na capa impresso em seu subconsciente. A reportagem poderia ter a seguinte capa: “NEM TÃO VILÃO ASSIM”, e passar a informação científica dos benefícios do cacau para talvez quebrar o mito que ele é um mau alimento, porém redimir os pecados das pessoas em relação ao chocolate, e liberar seu consumo sem culpa, vai contra toda uma linha que os profissionais de saúde tanto têm trabalhado e se esforçado. Escrevo essa coluna representando todos eles, e pedindo para você, meu leitor, ficar de olho bem aberto, e ajudar as outras pessoas a não serem enganadas também.
Um grande abraço.