Não existe milagre

Saudações  amigos da Tribuna. A pedido de vários leitores voltamos a falar sobre emagrecimento.

Hoje nossa sociedade é muito imediatista, para tudo achamos que tem que existir uma única solução rápida e certeira, como uma busca no Google. E nesse pensamento muitos se iludem achando que talvez exista alguma fórmula mágica para emagrecer, algum medicamento ou suplemento milagroso, ou algum tipo de procedimento estético que consiga ‘quebrar‘ as moléculas de gordura. São essas pessoas que lotam as clínicas de estética e os consultórios médicos em busca de se livrar de alguma forma de seu excesso de gordura corporal.  

Os suplementos e tratamentos médicos para emagrecer só funcionam quando a pessoa já realizou todas aquelas etapas iniciais que a maioria dos nutricionistas recomendam para qualquer pessoa que queira emagrecer, como por exemplo comer de 3 em 3h, cortar doces e frituras e substituir por frutas e alimentos integrais, tomar mais água, etc, e também é lógico não ser sedentário.

Porque não existe como emagrecer de forma saudável e duradoura sem antes investir na qualidade de vida, como algo que vem de dentro para fora, e não de fora para dentro, como simplesmente chegar numa mesa de cirurgia e arrancar um pedaço de gordura, que com o tempo a tendência é voltar a engordar tudo de novo.

Novamente falo que não sou contra a lipoaspiração, apenas acho que o peso  máximo que se pode tirar de gordura numa cirurgia  pode ser perdido em 45 dias fazendo dieta corretamente e exercícios físicos diariamente.O Conselho Federal de Medicina determina que podem ser retirado, no máximo, 7% de gordura com relação ao peso corpóreo. Por exemplo: uma pessoa que pesa 60kg pode tirar no máximo 4,2 kg de gordura.

Os livros de Medicina do Esporte falam que é possível, com treino e dieta adequada, perder até 1,5kg de gordura por semana. Mas isso é bem difícil e exige muito. As nutricionistas gostam de trabalhar com 750g a 1kg por semana, então em 5 ou 6 semanas pode-se tranquilamente e comprovadamente perder o mesmo peso que tiraria numa cirurgia de lipo, só que sem dor, pós operatório e, o que é mais importante, a saúde melhora e você emagrece de dentro pra fora, baixando colesterol limpando o sangue e tendo muito mais disposição para viver. Para os casos mais graves lógico que a cirurgia pode ajudar, mas de qualquer forma a pessoa precisa estar ativa e com alimentação correta para manter os resultados, pois como os próprios médicos dizem, lipo não é vacina contra gordura, ela volta.

Eu acredito que os primeiros profissionais que se deve procurar quando o assunto é emagrecer são respectivamente o nutricionista e o educador físico. Eles saberão como iniciá-lo e como orientá-lo a buscar outros profissionais e métodos quando necessário.

Espero seu contato para sugerir mais temas interessantes, me escreva!

Até amanhã.