Olá amigos, a pouco tempo atrás escrevi um texto chamado “Diga não ao Projeto Verão” e recebi muitos elogios e algumas críticas também, críticas de donos de clínicas de estética e alguns médicos que acham que não devo destruir a ilusão das pessoas de se transformarem rápido, visto que já consomem tantas outras coisas sem sentido e nocivas a saúde…

continua após a publicidade

 

Ok, gostaria de dizer que considero esses argumentos, porém não escrevo para iludidos, escrevo para aqueles que são parecidos comigo, que apesar de também gostarmos das coisas boas da vida, estilo comida, bebida, descansar etc, temos a força de vontade necessária para efetuar mudanças, ou pelo menos acreditamos que essa força de vontade habita escondida em algum lugar de nossas entranhas.

 

Não escrevo aqui para a grande parcela que mais um ano prometeu, se iludiu e achou que iria ficar sarado, eis que tanta falação se converte em quase nenhum resultado prático. Esses são os característicos “projetos verão”, tendem a ir piorando com o passar do tempo e a ir recorrendo cada vez a medidas mais drásticas, e se tornam presas fáceis de profissionais que lucram com isso de maneira lícita ou não.

 

Tampouco escrevo para aqueles que não conseguem ter resultados porque o álcool da balada no final de semana atrapalha todo o processo, estes querem estar bem é logico, todos querem, da mesma forma que todos querem uma ferrari por exemplo. Mas estou escrevendo aqui para aqueles que sentem que com um pouco mais de esforço, foco, ou informações, pode um dia adquirir, controlar e manter uma ferrari em se tratando de resultado no corpo físico.

 

A mágica da mudança do físico está disponível a todos, mas uma coisa precisa muito ser entendida: é o fato que nenhuma mudança é definitiva, ou seja, o corpo regride e deixa de avançar, e a tendência é voltar a seu biotipo de origem, e por isso tantas discussões a respeito de dieta e treinamento. Mas com todas essas informações fica fácil perder o foco principal do trabalho e dispersar muita energia e concentração em métodos assim ou assado. 

 

Para simplificar definitivamente as coisas é interessante saber em que circusntâncias é possivel para o corpo ganhar, manter e adquirir massa muscular, ou seja, para o nosso organismo isso só ocorre quando:

 

 1) No dia a dia essa estrutura física  e força é requisitada e usada de forma a contextualizar um estilo sagaz de vida, e isso é feito com os treinamentos específicos de musculação que simulam e contextualizam o que fazíamos antigamente, erguer pedras pesadas, construir e carregar coisas, manusear ferramentas até a exaustão.

 

2) Existe uma demanda suficiente de nutrientes, especialmente aminoácidos, que contextualiza a caça constante e dá a ignição para um estado otimizado do metabolismo, ligando no homem  o estádo ancestral do caçador. Nesse estado o raciocínio lógico e a agudez dos sentidos ficam exponenciados ao máximo. Quando estamos com reservas de nutrientes para além do que é necessário apenas a manutenção do metabolismo os treinos ocorrem muito mais focados, pesados e intensos.

 

Quando eu falo homem é importante salientar que também escrevo para as mulheres que treinam, estas também apesar de produzirem menos testosterona também aumentam seus niveis através do treinamento e das dietas e suplementos específicos, e não estou a falar das mulheres que utilizam anabolizantes, mas de todas as mulheres que desejam ganhar mais massa muscular.

 

Se alguma das situações acima não ocorrer, não tem porquê nem como o corpo manter uma estrutura muscular maior, pois precisa de exercícios vigorosos e caça abundante, lembrando sempre que a massa muscular é um tecido vivo que consome energia, então para o corpo que sempre trabalha querendo otimizar as coisas, se livrar de alguma massa muscular não usada ou não alimentada adequadamente é uma questão bem simples de ajustes, principalmente quando essa massa muscular ainda não é consolidada, ainda não deu tempo para o corpo incorporar e entender que o tamanho maior agora faz parte integrante do organismo como um todo.

 

Sabendo disso, agora fica fácil entender o porque vemos pessoas que hora estão mais fortes hora vemos novamente temos a impressão de que não estão tão fortes quanto antes, e vice-versa. Pois isso depende de como a conjunção desses dois fatores estão se manifestando na vida dessa pessoa e principalmente em que intensidade ela está treinando e fazendo dieta, essas mudanças no corpo são perceptíveis até diariamente, sentimos quando estamos melhores ou piores, sabemos que quando está tudo certo nossa matriz muscular puxa a água pra dentro na forma de glicogenio e a pele fica fina e os músculos entumecidos (tonificados). Após um final de semana de estragos a aparência muda drasticamente, ainda que não seja tão aparente para quem não entende tanto, essas mudanças ocorrem devido a essas flutuações que são de microciclos diários e vão se somando a meses e anos de treino gerando assim os físicos melhores ou piores que vemos por aí.

 

Todas essas questões sempre me rodeavam a cabeça, e as melhores hipóteses que pensei, observei ou estudei eu sintetizo misturando tudo aqui nesses textos, mas são apenas as explicações que satisfazem um pouco a minha própria curiosidade, quero deixar claro aqui que não pretendo nem quero dizer que conheço a verdade absoluta das coisas, nem teria tal pretenção, mas a minha verdade eu não vejo problema nenhum em ser totalmente criada a partir das minhas impressões a respeito do mundo e das coisas, e a minha verdade é que pelo fato de eu ter sido um adolescente magrelo o treino com ferro ajudou a despertar o que estava latende dentro de mim, ou seja, a minha linhagem ancestral que por questões de sobrevivência já foi forte e sagaz começou a se manifestar em mim e a mudar meu fisico, um processo lento e doído, doído e lento por você não  ver acontecer rápido.

 

Hoje quando penso se o que conquistei foi mais questão de paciência ou persistência  não consigo chegar a uma resposta, não acho que fui paciente demais, senao talvez não tivesse perseguido tão insistivamente meus objetivos, e também penso que poderia ter sido muito mais persistente, porque ainda não sou perfeito e se ainda existe essa distância  é a persistencia que vai me ajudar a se aproximar da geometria perfeita, quando falo geometria perfeita eu falo sobre o controle total, todos os sentidos, vontades e prazeres ao comando da lógica racional. 

 

E as emoções ficam de lado? de forma alguma, mas a razão deve ser a sócia majoritária com exatos 51% das ações. E 1% de emoções a menos não me farão mais falta do que um erro de 1% numa linha reta do comprimento de uma vida pode me prejudicar. No final da vida esses 1% que eu paguei para ter mais emoção em detrimento da lógica que me dava uma razao, um foco e um sentido para a minha vida podem ser muito caros, porque 1% de variação no ângulo de uma reta longa podem me levar a um lugar bem diferente daquele que planejei.

 

 Falo isso tudo porque você precisa mais do que tudo enxergar o que está por trás de tudo isso, perceba que o corpo funciona sempre com um algoritmo, uma lógica, uma suprema inteligencia. E se você não conseguir estar enxergando e conectando a lógica em tudo o que faz, não vai conseguir integrar os itens da sua vida, dieta, treino, relacoes sociais, prazeres, e não vai ser realizado pelo menos nessa parte fisica, se é que você sonhou com isso. 

 

Então foco, direção, e poucos 1%, ou 2% de aumento do uso da razão e da lógica voltada a seus objetivos aliada aquela força de vontade que temos ou acreditamos ter e que falamos no incicio desse texto é que vão fazer a diferença, e vão determinar escolhas melhores no cardápio alimentar por exemplo, ou um pouco mais de insistencia em treinar aqueles grupos esquecidos.

 

Se voce sabe bem onde está seu problema, ou seja, onde você está errando (comendo demais, preguiça de fazer abdomen, perna, superiores, panturrilha, não gosta muito do gosto de ovo, atum, não consegue deixar de tomar umas cervejinhas na balada), seja bem sincero consigo mesmo e comece já a usar a lógica e a ser o sócio majoritário do comando sobre você mesmo. Ou então saiba o preço que você paga por isso e deixe de reclamar ou ficar injuriado por nao estar tendo muitos resultados,

 

Fortaleça sua mente e estará forlalecendo seu físico.

 

André Paj? 

continua após a publicidade