Musculação: uma visão mais atual e abrangente

Saudações amigos. Hoje voltamos a aprofundar um pouco o tema musculação, visto que a maioria das publicações que saem na mídia não especializada falando sobre esse tema passam séries e treinos como se fossem receitas de bolo, mas não explicam seus fundamentos a fim de que as pessoas possam tirar suas próprias conclusões. Se o fizessem parariam de vender: o que vendem não é informação mas sim ilusão.

Essa coluna serve para informar e para saber que vale a pena você investir numa academia, num nutricionista. Mas quem vai lhe passar dietas e treinos são estes profissionais, sempre falo muito disso aqui.

Primeiramente a musculação não é apenas uma modalidade, é uma forma de trabalho e principalmente uma necessidade, usada e adotada atualmente inclusive por outras modalidades, como lutas, vôlei, futebol, etc.

Por mais que outras atividades contribuam para a força o fortalecimento geral dos músculos, nenhuma tem tanta eficácia nesse sentido especifico quanto a musculação. Na musculação, é possível dosar exatamente a quantidade certa de esforço e exercícios para cada parte do corpo de forma equilibrada, sem deixar nenhuma de fora. A natação trabalha muito somente braços e o futebol somente pernas.

O tênis por exemplo, gera um fortalecimento desproporcional somente de um lado, e a musculação é utilizada para corrigir e trabalhar o outro lado. A idade certa para se começar a fazer musculação é a partir dos 15 ou 16 anos. O mito que musculação faz parar de crescer já foi derrubado e hoje os médicos sabem que é exatamente o contrário: ou seja, ela estimula o crescimento.

Quem nunca treinou musculação deve passar por uma fase inicial chamada de fase de adaptação, onde a pessoa começa a ficar mais íntima com os movimentos, as contagens e as repetições. Os músculos vão pegando mais resistência e tonificação. É normal, dependendo do grau de inatividade muscular, a pessoa ficar um pouco doída depois do primeiro dia de treino, mas não muito. Se ficar muito doída significa que exagerou um pouco e se isso for se repetindo pode ter sido mal orientada.

Depois de passada a fase de adaptação, que pode durar de 3 a 4 semanas, você pode solicitar ao seu professor um treino para hipertrofia muscular. O músculo cresce porque no treino você faz microrrupturas nas suas fibras musculares e com o descanso e a alimentação mais protéica essa fibras não somente se recuperam mas também voltam mais grossas, e é assim que funciona o processo de hipertrofia muscular. No treino de hipertrofia, os grupamentos musculares são separados e existem dias certos para treinar cada parte do corpo. Também começa-se a fazer menos repetições com mais peso, fazendo assim mais força. Entram também mais exercícios para cada músculo. Então dessa forma eu dei apenas uma noção geral. Mas é importante saber que não existe uma receita única, cada caso é um caso e por isso novamente procure um bom profissional para orientá-lo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna