Olá, André acompanho seus textos diariamente e tenho uma dúvida: Minha mãe tem 59 anos e sempre foi bem de saúde, porém de uns tempos para cá ela começou a se queixar de dor nas pernas e no corpo, e consultando alguns médicos chegamos a um geriatra que falou que meu ela não tinha nada grave, apenas Sarcopenia e Osteopenia, e prescreveu musculação mais alguns suplementos alimentares. Sempre achei que a musculação não fosse boa por correr o risco de forçar algo que não devia, enfim gostaria de sua opinião. Obrigada, Alice.
Olá Alice, primeiramente você deve confiar no médico, ele está corretíssimo e atualizado.
Outra coisa, tire de sua cabeça que fazer musculação é ficar se matando de fazer força, muito pelo contrário, tudo é dosado de acordo com a necessidade e objetivo de cada um.
A musculação para idosos tem sido muito difundida e usada com muito sucesso por ser uma atividade que não promove impacto e ainda por cima consegue reconstruir os tecidos muscular e também ajuda na regeneração do tecido ósseo.
O médico falou que sua mãe tem Osteopenia e Sarcopenia. Osteopenia é a perda de mineral ósseo resultante do processo de envelhecimento que afeta tanto homens como mulheres e a Sarcopenia é a redução de massa muscular associada com a idade. Atualmente mulheres cada vez mais novas já apresentam esses problemas, que se não forem tratados podem se transformar em uma Osteoporose ainda com idade não avançada, o que é muito triste, porque a pessoa fica limitada, e com os ossos fracos, e qualquer tombo ou impacto mais forte pode machucar bastante, além da recuperação ser bem mais lenta e complicada.
A osteoporose já foi considerada até a doença do milênio pelo fato dos casos crescerem bem mais do que das outras doenças a cada década. Segundo a Fundação Nacional de Osteoporose Americana, a musculação é a melhor forma de prevenir e, em alguns casos, reverter quadros desta doença. Então muitos profissionais recomendam a musculação quando já são diagnosticados casos de Osteopenia e Sarcopenia.
Além disso, fazer musculação melhora os tendões e articulações, e pode devolver movimentos que já estavam começando a ficar limitados, são inúmeros os casos de idosos que não conseguiam nem levantar de uma cadeira e que hoje conseguem carregar seus netos no colo.
Em relação aos suplementos prescritos tenha confiança da mesma forma, porém eu aconselho a procurar também um nutricionista, porque de nada adianta os suplementos se a alimentação estiver incorreta e desequilibrada, eles simplesmente não funcionarão.
Agora falando para os idosos em geral que estiverem lendo e se interessarem pela Musculação; o primeiro passo é procurar seu médico para ele verificar se você pode ser liberado para a prática. Depois disso procure uma boa academia com profissionais de confiança. Atualmente a maioria das academias são bem preparadas em preparo e estrutura para receber idosos na musculação. Você irá se surpreender com a quantidade de pessoas idosas que ‘puxam ferro’ na academia, converse com algum deles e tire suas próprias conclusões.
Espero ter ajudado, grande abraço!