Nesta semana estamos falando sobre dúvidas comuns de muitos leitores e do público em geral. Ontem acabamos com o mito de que a musculação não é boa pra emagrecer. Se você perdeu, não tem problema. Está tudo lá no meu blog no Paraná Online. Lá estão todos os textos publicados na Tribuna até hoje, além de um conteúdo exclusivo recheado de informações interessantes para você e sua família.
Hoje vamos acabar com mais um mito relacionado à musculação, o de que ela faz parar de crescer, ou seja, que seria prejudicial para jovens e adolescentes que estão em idade de crescimento.
O leitor deve saber que isso não possui fundamento nenhum, pois não há nenhum estudo no mundo inteiro que alguma vez já tenha relacionado musculação com problemas de crescimento. As mães têm medo que seus filhos adolescentes sejam prejudicados pelo ‘excesso de musculação‘ e então deixem de ser tão altos quanto poderiam. Eu entendo essa preocupação. Mas estou aqui para informar e tranquilizar. Esse excesso de musculação não é praticado, pois atualmente todas as academias são muito bem fiscalizadas, e contam com profissionais bem preparados para trabalhar com jovens e adolescentes. Num estudo feito no Reino Unido, com 45 milhões de praticantes de atividades físicas, apenas 1% das lesões ocorridas e relatadas foram decorrentes de musculação e levantamento de peso. Mesmo assim, a maioria entre atletas de levantamento olímpico e fisiculturistas.
Além disso, atualmente toda a classe médica mais especializada sabe que a musculação é benéfica para o ganho de estatura, pois estimula o hormônio do crescimento. Isso significa que treinar musculação faz a vez do ‘trabalho braçal‘ para os adolescentes de hoje em dia, e isso é muito saudável, como sempre foi saudável o filho adolescente ajudar o pai no trabalho pesado da roça, ou carregar e descarregar caminhão, ou ajudar como servente de pedreiro, etc.
São vários os esportes e atividades que trabalham a força muscular, mas a musculação é uma forma de dosar corretamente as cargas, repetições, e exatamente quais são os grupos musculares que se deseja enfatizar. Se você é jovem, já tem 16 anos ou mais, e tem vontade de fazer musculação, converse com seus pais, procure uma boa academia e sinta-se seguro para iniciar um trabalho de musculação.
E se você é pai, lembre-se que, como falei acima, é muito mais fácil seu filho sair lesionado do campo de futebol, por conta de uma disputa de bola no corpo a corpo, do que das aulas de musculação, que serão iniciadas e mantidas em níveis muito seguro, com cargas leves e repetições controladas. Use o conhecimento a seu favor e confie nos profissionais de educação física e academias de hoje em dia.
Até amanhã, grande abraço.