Saudações amigos. Estamos finalizando nossa semana maromba. E como não poderia deixar de ser, hoje falaremos do porque a musculação é a atividade que mais gera o aumento da massa muscular. Isso ocorre por que é a atividade que mais estimula o metabolismo hormonal.
Em uma pesquisa realizada pela Universidade da Espanha para o Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada, descobriu-se que o treinamento de força pode contribuir para aumentar os níveis de testosterona em até 40%. Para descobrir isso eles utilizaram indivíduos que nunca haviam sido treinados e então foram submetidos a exercícios de força para o corpo inteiro que durou aproximadamente 45 minutos.
Na primeira vez não se observou nada. Então, esses mesmos indivíduos começaram a treinar musculação 4 vezes na semana durante 30 dias. Quando seus níveis de testosterona foram novamente verificados, eles estavam consideravelmente mais altos.
Com isso podemos comprovar cientificamente o que de forma experimental muitos já sabiam, ou seja, que a musculação ativa a massa muscular e também o vigor, características próprias da testosterona. Então a musculação não age somente nos músculos, mas também no sistema endócrino, que é realmente quem determina o potencial de força e volume muscular que se é possível atingir em cada organismo.
Um indivíduo atinge o máximo de sua produção de testosterona dos 19 aos 21 anos, e começa a decair mais rapidamente a partir dos 35 anos. Mas isso não é necessariamente uma regra, pois atualmente mesmo dentre os mais jovens, onde alguns deles pela falta de estímulos físicos e pela alimentação fraca possuem a testosterona mais baixa que um homem de mais idade, assim como é normal também aquele “tiozão” de mais de 50 anos estar com a testosterona com níveis ainda altos pelo fato de ser ativo fisicamente e cuidar da alimentação.
Os efeitos da testosterona baixa são a falta de ânimo, de disposição e principalmente a falta de apetite sexual. Como podemos ver, a testosterona em níveis normais é essencial para a saúde e a felicidade do homem. Hoje em dia já existe a terapia de reposição hormonal para homens, mas ainda não é uma unanimidade entre os médicos. A musculação e o treino de força são uma alternativa natural e saudável para esse objetivo.
Fazer musculação de forma bem orientada com profissionais sérios pode ajudar muito quem está com a testosterona mais baixa, como as pessoas de mais idade e mesmo para as pessoas mais jovens esse aumento significa maior facilidade para o ganho de massa muscular e força, ocasionados pelo treino. Mas atenção: a pesquisa mostra que esses aumentos nos níveis hormonais só ocorrerem após 30 dias e com uma frequência de 4 vezes na semana, ou seja, de nada adianta ir poucas vezes e não conseguir gerar uma continuidade.