Olá Pajé, tenho uma dúvida quanto a malhar e fazer exercício aeróbico. Quando comecei a treinar, corria na rua e ia direto pra academia puxar ferro, o instrutor disse que não era uma boa ideia. Já um segundo instrutor disse que melhor sim seria correr e depois musculação, e um outro que seria melhor não fazer os dois no mesmo dia. Qual sua opinião a respeito? Obrigado, Walter.
Grande Walter, saudações. Primeiramente acredito que nenhum deles esteja errado. O que eu acho que falta nessa questão é comunicação, ou seja, você especificar melhor suas necessidades e objetivos para os profissionais. Cada professor deu sua visão e com certeza existe uma teoria ou argumentação coerente que o faça pensar assim.
Existe no treinamento físico um conceito que é chamado de “Princípio da Especificidade”. Caso o professor acha que seu objetivo é melhorar a corrida, ele pode orientar a correr antes, pensando que se corresse depois da musculação, poderia comprometer seu rendimento na corrida. Como no início do treino você tem mais energia e estoque de nutrientes, ele prioriza o trabalho de corrida, e coloca a musculação de uma forma secundária.
O outro Instrutor que recomendou a musculação antes pode ter pensado usando o mesmo conceito, porém ele achou que seu objetivo primordial é a hipertrofia muscular. Da mesma forma, ele prioriza o trabalho da musculação antes, no momento que você tem mais energia para desenvolver exercícios de potência e força que rompam mais fibras musculares e gerem uma hipertrofia mais acelerada e intensificada. Ele verá o aeróbico como um complemento do trabalho, não visando a performance na corrida e nem a intensidade, mas somente manter o condicionamento cardiovascular e ajudar na queima de gordura.
O professor que disse para você não misturar os dois foi mais específico ainda, porque ele não quer misturar os estímulos. Para você fazer bem feito no dia de ferro é só ferro, e no dia de cardiovascular é só cardiovascular. E ele tem seus argumentos que não deixam de ser uma verdade. Para quem treina sério mesmo musculação com intuito competitivo é impossível sair de uma série de agachamento para pernas com mais de 100 quilos e depois ainda conseguir correr. Isso além de desgastante ainda pode ser lesivo, porque a força e a tensão máxima geram reflexos de encurtamento no momento pós treino. Por outro lado se corresse antes, gastaria a energia e não conseguiria agachar tão pesado depois.
Eu pessoalmente sempre preferi o ferro antes, porque sempre gostei mais de musculação e acredito que, tanto para ganho de músculos quanto pra queima de gordura, fazer musculação antes e cardiovascular depois é mais eficiente no meu caso. Agora, se meu objetivo fosse a performance em corrida, eu usaria a especificidade e colocaria a corrida antes.