Saudações amigo André, gosto muito de seus textos e das informações que você passa diariamente na Tribuna e no Paraná Online. É o seguinte: meu pai acaba de completar 50 anos e tem boa saúde, porém o que me intriga é que ele é magro no corpo inteiro mas sua barriga parece uma bola de basquete bem redonda, e também bem dura. Gostaria de saber por que algumas pessoas como ele só engordam na barriga e não nas outras partes do corpo, e também por que sua barriga é tão enrijecida. Grato, do amigo Jonas.

continua após a publicidade

Grande Jonas, muito bacana você me mandar essa dúvida. Vou tentar passar um pouco de meus estudos e observação sobre isso, coisa que sempre me intrigou também, ou seja, por que tem algumas pessoas que são magras no corpo inteiro, braços magros de pessoas normais, pernas magras, rosto magro, e apenas uma barriga que parece que uma melancia inteira foi engolida? Bem, a explicação para isso, que eu chamo de “barriga de pai” (porque em sua maioria são homens com mais de 45 anos) se chama “Visceroptose” ou “Projeção Visceral”.

Como o próprio nome já diz, a Visceroptose é a projeção dos órgãos e vísceras para a frente, de forma a distender a parede muscular abdominal, que faz com que essa musculatura vá dilatando pra frente, e literalmente enchendo como se fosse uma câmera de pneu de carro. Então ela fica enrijecida mesmo, porque é a parede muscular distendida que se encontra logo ali abaixo da pele.

As causas disso são várias, começando pela respiração errada e superficial (pois é o músculo da respiração que ajuda a conter a parede abdominal), e também pelo fato de não utilizar a musculatura abdominal para nada, e por isso fazer abdominal é tão importante, não somente pela estética, mas pela chamada PIA, (Pressão Intra Abdominal), que é o nome dado para a força de sustentação que o abdômen faz para proteger a lombar e segurar os órgãos e vísceras no seu lugar original. Mulheres que já passaram por mais de duas gestações e que não retornaram aos exercícios também são sujeitas a essa projeção visceral.

continua após a publicidade

Também aliado à falta de tonificação dos músculos, quase sempre vamos encontrar nos indivíduos que possuem Visceroptose o mesmo tipo de comportamento, ou seja, comer bastante a cada vez e tomar muito líquido com as refeições. Tudo isso vai contribuindo para dilatar o conteúdo interno do abdômen, que vai empurrando os órgãos mais para frente a medida que o estômago começa a ocupar também mais espaço. Também nessas pessoas existe um grande acúmulo de gordura, só que diferentemente das pessoas que engordam no corpo inteiro como braços, pernas e rosto, as pessoas com Visceroptose acumulam grande quantidade de gordura visceral nessa região interna, escondidas sob o duro capacete muscular dilatado. E a gordura visceral acumulada nessa região é considerada um dos mais perigosos fatores de risco, principalmente para o homem.

Além disso, é extremamente comum o aparecimento de hérnias, que ocorrem quando a parede muscular começa a romper por conta de sua dilatação, falta de tônus e pela força da pressão interna dos órgãos e vísceras. Quando isso acontece, é feita uma cirurgia e colocada uma tela no local para conter a parte interna, mas de qualquer forma os médicos sempre recomendam perder peso pois a tela pode romper-se novamente.

continua após a publicidade

Por conta de tudo isso, querido Jonas, e antes que o estado se agrave, leve seu pai num nutricionista para fazer uma reeducação alimentar, e também pensem em alguma maneira dele se movimentar mais e deixar de sedentário.

Espero ter ajudado. Grande abraço.