Saudações amigos. Hoje vou falar de um tema muito familiar para os leitores da Tribuna, o futebol. Mas não vou tratar dos times ou dos jogadores. Vou falar seu futebol. Sei muito bem que dentre inúmeros leitores que gostam de futebol, existem aqueles que curtem bater sua própria bolinha, seja em campo ou em quadra sintética. É pra eles que direciono o papo agora.
Pois bem, sabemos que o esporte é feito do talento em jogar bola, somado também ao preparo físico. Por isso pergunto: Como anda o seu gás pra correr pelo campo e acompanhar o jogo? E a potência dos seus chutes? Está conseguindo se recuperar rapidamente das disparadas nas jogadas?
Antes de tudo é preciso esclarecer algumas coisas: não se melhora muito o condicionamento físico nas poucas vezes em que se joga futebol na semana. Fosse assim os jogadores não precisariam fazer academia, e sabemos que os treinos deles são divididos em treinos técnicos e táticos, além da parte de preparação e condicionamento físico, que é feita nas esteiras elétricas, bicicletas ergométricas e piscinas. Isso para a parte cardiovascular. Assim como a musculação é utilizada para a parte do ganho de força e potência muscular.
Isso quer dizer que se você quer melhorar seu condicionamento físico para o futebol deve fazer algum tipo de exercício aeróbico para a parte do gás, no mínimo umas 3 vezes na semana por cerca de 40 minutos, fora o que já pratica de futebol. Mas atenção: esse exercício aeróbico deve ser contínuo numa intensidade moderada. O futebol não ajuda muito no ganho de condicionamento, justamente porque uma hora se está parado no campo, na outra correndo a toda, e isso faz com que os batimentos cardíacos oscilem muito. E, para ganhar condicionamento e até mesmo queimar gordura, tem que se manter durante bastante tempo a mesma intensidade, que é um pouco acima de média e abaixo da alta. Isso pode ajudar a explicar porque tem gente que joga bola e mesmo assim não consegue perder a barriga.
Fazendo isso você estará aumentando muito o seu gás e o seu condicionamento físico, e notará a diferença já em menos de duas semanas.
Se quiser melhorar também a potência de chute, arrancada, assim como ganhar proteção e reforço extra para proteger os tendões e articulações das frequentes lesões, intercale com musculação no mínimo umas duas vezes na semana com séries que trabalhem o corpo inteiro num só dia. Converse com seu professor para ele montar um treino especifico para lhe ajudar no futebol. Dessa forma vai ficar bem menos chato, principalmente para aqueles que não gostam tanto de exercícios com pesos.
É isso, espero ter ajudado. Tem alguma dúvida? Escreva-me! Será um prazer responder.
Até amanhã, grande abraço.
André Pajé