Olá André, não tenho tempo pra academia, então me recomendaram fazer drenagem linfática para emagrecer, e depois um tratamento com um equipamento que dá choques nos músculos, deixando-os mais definidos. Isso ajuda mesmo? Ou existe algum tratamento melhor? Soeli, 39 anos.
Olá Soeli. Vamos por partes, pois a coisa não é tão simples assim. A drenagem apenas ajuda a remover os líquidos, mas sabe qual a melhor drenagem que existe? Fazer exercícios. Usar os músculos das panturrilhas gera um melhor retorno linfático e venoso, fazendo com que não se acumulem líquidos e nem apareçam varizes. Mas como a maioria das mulheres não utiliza esse músculo por causa do sapato alto, e pelo fato de não fazer exercícios, o que acontece é que o sistema circulatório e linfático ficam comprometidos. Então a drenagem até ajuda, principalmente aqueles que por algum motivo não conseguem ser tão ativos fisicamente, mas se você é saudável e quer emagrecer, antes de pensar em qualquer tipo de coisa, seja de massagem, ou de procedimentos, antes você precisa deixar de ser sedentária.
Em relação a esses equipamentos que ‘enrijecem a musculatura sem precisar fazer força‘ eu acho um desperdício de dinheiro. A maioria desses recursos e equipamentos serve para reabilitação de pessoas em convalescença e pós-cirúrgico, como a própria corrente russa (eletroestimulação).
Ela é ótima para ser usada na fisioterapia, para estimular os músculos de quem não pode se mexer muito, e também foi utilizada até no espaço pelos astronautas porque lá o peso não existe, e sem a gravidade os músculos atrofiam, porém não tem efeito no fortalecimento muscular de pessoas normais, que poderiam estar se movimentando e além disso gastando calorias, essa é a questão, esses procedimentos não geram gasto e queima calórica como os exercícios.
Nosso corpo funciona como uma máquina, e é muito importante que você entenda isso. A cada final de dia seu corpo vai fechar a ‘contabilidade‘ diária do quantas calorias você comeu e quantas você gastou. Se está sobrando o corpo vai armazenando na forma de gordura. Se está gastando mais do que come o corpo começa a usar a gordura como fonte de energia e você emagrece.
O grande segredo é inverter essa balança, fazer ela pesar e inclinar pro lado do gasto, ou seja, dar um jeito de gastar mais calorias do que se come. Suplementos e tratamentos existem para ajudar quem já leva bem a sério sua reeducação alimentar, e já faz exercícios regularmente, caso contrário seria muito fácil emagrecer e qualquer um pagando bem conseguiria, e sabemos que não é assim, porque a obesidade atinge tanto ricos quanto pobres. Antes de gastar dinheiro com outras coisas, faça o certo, procure um nutricionista e entre numa academia. Depois poderá pensar em outras coisas. Porém, nada se consegue antes de fechar a boca e suar a camisa.