Lesões no futebol – parte 1

Saudações, meu amigo leitor. Hoje estou aqui pra falar de lesões musculares, principalmente pra você que joga bola. O futebol não é um esporte agressivo por natureza, mas a sua prática é agressiva para o corpo, não somente pelo contato corporal, mas porque nossas articulações foram feitas pra se movimentar em planos e eixos bem definidos, por exemplo o joelho, que permite a flexão e a extensão da perna, trabalhando sempre pra frente e pra trás, mas ele não foi feito para trabalhar pro lado, em pressões cruzadas, nem em forças laterais, como o que ocorre nas divididas de bola e alguns dribles.

E o futebol é considerado agressivo não somente para os joelhos, mas também tornozelos e músculos posteriores da coxa, isso sem falar do goleiro, que esta suscetível também a lesões na parte superior do corpo. Vamos começar a falar agora dos tipos de lesões no futebol e como você pode fazer para tratá-las e preveni-las:

1) Lesões no tornozelo

As entorses do tornozelo são as lesões mais comuns no futebol. Talvez você não tenha como evitar que a primeira delas ocorra, mas pode fazer muito para impedir as seguintes.

Esse tipo de lesão geralmente segue um padrão típico. A maioria acontece quando a sola do pé gira para dentro, lesionando os ligamentos na parte exterior do tornozelo – por exemplo, ao pisar sobre uma superfície desnivelada no gramado ou sobre o pé de outro jogador durante a corrida ou na aterrissagem, após um salto. Uma situação típica no futebol acontece quando o adversário chega deslizando e acerta a parte inferior da sua perna por dentro, forçando o pé a torcer-se também para dentro.

Um fator importante de risco é uma lesão prévia na região. Tornozeleiras semirrígidas ou com bolsas de ar ajudam a prevenir novas entorses e devem ser usadas por vários meses.

Sintomas e sinais:

– Inchaço (em poucos minutos ou gradualmente, ao longo de várias horas).

– Dor ao tentar mover o tornozelo ou ao caminhar.

– Rigidez e impossibilidade de colocar todo o peso sobre o pé

2) Lesões no Joelho

A lesão no joelho mais temida é o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), mas qualquer lesão nesta área pode impedi-lo de jogar ou causar problemas a longo prazo.

Se romper o ligamento, você poderá ficar de seis a nove meses sem jogar como resultado da lesão. Rompimentos completos do LCA frequentemente acarretam problemas no longo prazo, como instabilidade e sintomas precoces de artrose no joelho, normalmente observados em pessoas idosas, como consequência do envelhecimento.

Sintomas e sinais

– Estalo no joelho no momento da lesão.

– Dor, inchaço e incapacidade de esticar o joelho.

– Incapacidade de colocar peso sobre o joelho, sentindo-o solto ou instável.

Amanhã continuaremos falando das lesões, do que fazer logo após elas terem ocorrido e as formas de prevenção. Te espero.