Kit de suplementos para ganho de músculos

Olá André, acompanho sempre os seus textos e sua trajetória no esporte, pois pretendo também competir um dia. Tenho pesquisado bastante sobre ganho de massa muscular e estou pensando em utilizar a creatina, junto com outros suplementos como Whey, Albumina e BCAA. O que você acha? É uma boa combinação? Dá pra crescer assim? Abraços, Guto.

Saudações Guto, obrigado por escrever, vamos lá:

Essa não é uma pergunta cuja resposta vale para todo mundo, pois depende de muita coisa que é própria de cada indivíduo em cada rotina. Mas vamos tentar clarear um pouco. Primeiramente vale constar que você está bem informado, esse é um dos kits (ou combos), mais utilizado para o ganho de massa muscular.

Porém, (na minha opinião) se você conseguir ter uma boa alimentação, pode eliminar por exemplo a albumina, que é a clara em pó, e incluir as claras de ovos da própria alimentação. Logicamente você poderá usar a albumina com o intuito de facilitar, deixar mais prático ou adicionar proteínas extra facilmente se for realmente necessário, mas como saber por si próprio o quanto é o necessário?

Por isso sempre digo que tem que analisar cada caso e para isso a melhor coisa é visitar um nutricionista, pois ele vai corrigir sua alimentação, que é a parte fundamental.

Costumo simplificar a explicação, falando que o suplemento precisa “sobrar” no sangue, para então poder ser levado para os músculos. Mas para isso, você tem que ter uma alimentação que dê conta da parte estrutural. Ou seja, você precisa comer bem, comida mesmo, para as outras funções do seu corpo: ter energia para estudar, trabalhar, treinar. E além de tudo isso, para crescer os músculos tem que sobrar um estoque de energia (calorias/nutrientes). Isso não é tão fácil e por isso muitas pessoas mesmo cheias de suplemento não tem resultados.

Algumas pessoas tem o metabolismo tão acelerado ou uma rotina que não as permite comer melhor de jeito nenhum. Então, nesse caso, pode ser necessário antes de tudo um Hipercalórico, para complementar as calorias e nutrientes que não são obtidos através da alimentação (falamos dele aqui alguns dias atrás, basta procurar no Paraná Online).

Depois vem a Whey Protein, para elevar as proteínas de forma segura, em seguida o BCAA, para evitar a perda de massa muscular e tirar a fadiga dos treinos, e por fim a creatina, que dá mais força e aumenta a capacidade dos músculos de criar volume, mas ela só funciona quando as outras etapas iniciais já foram incorporadas de forma correta. E novamente lembrando, nada disso funcionará se a alimentação estiver errada, por isso procure um nutricionista, custa menos da metade do valor de uma compra mensal de suplementos, vale a pena eu garanto!